INÍCIO PT EN ES

> Pública  > Notícias  > Notícias
Bicicletas de uso partilhado já circulam na Cidade de Paredes
2011-06-01
Lançamento do sistema promovido pelo Município de Paredes foi apadrinhado pelo apresentador de televisão Jorge Gabriel, pela atleta Aurora Cunha, pelo maratonista António Pinto, pelo ex-futebolista Rui Barros e pelo antigo ciclista e actual director da Volta a Portugal, Joaquim Gomes.

O Município de Paredes tem desde ontem a funcionar a primeira Rede de Bicicletas de Uso Partilhado do país, colocando gratuitamente à disposição de residentes, visitantes e turistas um novo tipo de transporte urbano alternativo, limpo, saudável e amigo do ambiente.

A cerimónia de lançamento decorreu ontem ao início da tarde, com um pequeno passeio de demonstração pela cidade em que participaram algumas das figuras públicas que decidiram apadrinhar esta iniciativa da Câmara Municipal de Paredes, casos do apresentador de televisão Jorge Gabriel, da atleta Aurora Cunha, do maratonista António Ponto, do ex-futebolista Rui Barros ou do antigo ciclista e actual director da Volta a Portugal, Joaquim Gomes.

O pelotão de mais de meia centena de convidados foi liderado, como não podia deixar de ser, pelo presidente da autarquia, Celso Ferreira, e pelo vereador com o Pelouro do Desporto, Cândido Barbosa, também ele com uma carreira intimamente ligada às bicicletas.

De acordo com o apresentador da Praça da Alegria, “este sistema alternativo de transporte é uma excelente ideia, porque as bicicletas não consomem combustíveis, não poluem o ambiente e ainda proporcionam um tipo de vida mais saudável. Além de prática e confortável, é bastante leve e os trajectos a percorrer na cidade são quase todos planos. Portanto, não deve custar nada andar aqui, até mesmo para pessoas de maior idade”, como reconheceu Jorge Gabriel.

Em dia de aniversário, Aurora Cunha foi outra das figuras públicas que fez questão de apadrinhar este projecto e “felicitar a Câmara Municipal de Paredes pela feliz e muito interessante iniciativa. Parabéns à autarquia por acreditar. Que outras sigam este exemplo”, apelou.

Embora mais habituado às bicicletas de corrida, Cândido Barbosa garantiu que as BIP são “bastante confortáveis e perfeitamente adaptadas a qualquer cidadão, independentemente do seu sexo ou idade. É preciso agora que as pessoas adiram ao sistema e comecem, pouco a pouco, a trocar o automóvel por este meio de transporte alternativo e saudável”.

Uma opinião corroborada por Joaquim Gomes, o actual director da Volta a Portugal, que não só elogiou esta “relevante e oportuna iniciativa da autarquia”, como sublinhou que, “por uma questão de cidadania, todos os municípios deveriam preocupar-se cada vez mais com a mobilidade urbana e as questões ambientais”.

O ex-futebolista Rui Barros, natural do Concelho de Paredes, também se associou a esta iniciativa, destacando “as vantagens para a saúde que podem decorrer da utilização diária das bicicletas para transporte urbano”.

Embora seja possível circular em qualquer local da cidade, o Município tem disponível uma pista ciclável ao longo de cerca de 22 km que atravessa o núcleo central da cidade de Paredes.

Numa primeira fase, o sistema vai funcionar com um total de 80 bicicletas distribuídas por cinco postos de aparcamento, “embora seja possível a qualquer momento aumentar o número de postos e de bicicletas a circular, até um máximo de 400”, como explicou Celso Ferreira.

Ainda de acordo o autarca, “o lançamento deste sistema de uso partilhado de bicicletas constitui um marco de extrema relevância na estratégia de poupança e eficiência energética no Concelho, assim como na política de mobilidade da cidade de Paredes. A sua utilização só não é completamente gratuita porque implica uma taxa simbólica anual de cinco anos. O nosso objectivo é permitir o acesso a todas as pessoas”, concluiu.

Pesquisa de Noticias
Pesquisa Livre