Santo Tirso venceu Concurso Gastronómico Metropolitano

28 Março 2017

A Câmara Municipal de Paredes organizou, esta terça-feira, 28 de março, um concurso gastronómico aberto aos municípios da Área Metropolitana do Porto. O Sabores e Saberes, Concurso Metropolitano Intergeracional foi ganho pela dupla de Santo Tirso, numa final disputada a oito: Paredes, Gondomar, Maia, Porto, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e Trofa foram os outros participantes primeira edição da iniciativa promovida pelo Pelouro da Ação Social, que tem como objetivo a promoção do envelhecimento ativo e o convívio intergeracional.

As duplas a concurso foram constituídas por um jovem e um idoso, que apresentaram e confecionaram uma receita de doce para apreciação do júri liderado por Pedro Lemos, chefe «estrelado» pelo Guia Michelin. O prato vencedor foi o Pastel à São Rosendo, uma receita inspirada nos pasteis de nata e nas queijadas. Pedro Lemos confessou a admiração pela realização deste tipo de eventos. “Promovem a partilha de saberes culinários entre gerações”, realçou.

Já Hermínia Moreira, vereadora do Pelouro de Ação Social da Câmara Municipal de Paredes, salientou: “Mais do que o resultado final, com a atribuição de uma classificação, há que valorizar todo o processo de seleção que contribuiu para grandes momentos de convívio, alegria e partilha na comunidade, privilegiando a dinâmica intergeracional”.

O Sabores e Saberes, Concurso Metropolitano Intergeracional é mais uma iniciativa no âmbito da programação “Praça Viva” da Câmara Municipal de Paredes, que está a trazer grande animação ao centro da cidade de Paredes desde o início do ano.

Consulte as receitas:

Mostra Municipal - Receitas sábado