Inaugurado Quartel do GIPS em Baltar

Inaugurado_Quartel_GIPS_Baltar3
16 Setembro 2017

Investimento de 130 mil euros

A Câmara Municipal de Paredes inaugurou, este sábado, 16 de setembro, o novo quartel do GIPS - Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro da Unidade de Intervenção da GNR, em Baltar.

Na cerimónia de inauguração, Conceição Rosendo, Presidente de Junta de Baltar agradeceu o o investimento da Câmara Municipal, “Começo por agradecer à Câmara Municipal, em especial ao Senhor Presidente, pelo investimento na transformação desta Escola que servirá o sul do Concelho de Paredes. Esperemos que daqui a 1 ano estejamos cá novamente para inaugurar o novo acesso que facilitará a ligação ao Heliporto dos Bombeiros Voluntários.”

Após a inauguração, seguiu-se uma visita às instalações para se perceber a transformação que a antiga escola sofreu.

“Agradecimento e reconhecimento por parte da Guarda Nacional Republicana e por parte do GIPS ao investimento e ao esforço, quer da Câmara Municipal, quer da Junta de Freguesia, para que esta obra fosse uma realidade. Com estas instalações conseguimos estar 24 horas disponíveis para as vertentes e funções quer da GNR, quer do GIPS” concluiu o Comandante Cura Marques.

O novo quartel surge da adaptação da antiga Escola Básica da Feira 2, num investimento da autarquia de Paredes e da Direção Geral de Infraestruturas e Equipamentos do Ministério da Administração Interna no montante de cerca de 130 mil euros.

“É um prazer ter o GIPS devidamente instalados no concelho de Paredes. Este projeto nasceu há 12 anos quando a Câmara Municipal encetou contactos com a Administração Central para a instalação do atual Heliporto. Com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia procedemos à construção do Heliporto e agora à transformação do edifício num quartel permanente.” salientou Celso Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Paredes.

Com a inauguração do Quartel em Baltar, o concelho de Paredes passa a dispor de 3 postos, Baltar, Paredes e Lordelo, permitindo uma maior distribuição e reposta rápida por parte, quer da GNR, quer do GIPS.

No final da cerimónia, Celso Ferreira aproveitou a oportunidade para uma agradecimento especial à atual Presidente da Junta de Freguesia de Baltar, “Uma palavra final para a Presidente de Junta que tem sido incansável e é uma das melhores autarcas com quem tive o prazer de trabalhar. Muito do que foi feito em Baltar, nos últimos 8 anos, deve-se à dinâmica e motivação da presidente, que por muitas vezes prescindiu do seu bem-estar pessoal para se dedicar à causa pública.”