Inaugurado Parque do Rio Ferreira em Lordelo

IMG_1911
IMG_1914
18 Setembro 2017

Segundo maior espaço verde da região norte

A Câmara Municipal de Paredes inaugurou, este sábado, 16 de setembro, o Parque do Rio Ferreira em Lordelo.

O Parque do Rio Ferreira é mais do que um espaço verde urbano de excelência instalado entre as cidades de Lordelo e Rebordosa. É o maior parque urbano da região e representa a grande determinação da Câmara Municipal de Paredes em contrariar o desordenamento do território, reflexo do urbanismo sem regras do final do século XX.

A sua criação potenciou o nascimento de uma nova estrutura urbana, caracterizada por um conjunto de novas avenidas que rasgam o território de forma inovadora e que conferem a Lordelo e Rebordosa uma malha urbana moderna e funcional, assente na convivência da mobilidade pedonal e rodoviária, mas sobretudo na definição de uma centralidade com escala, capaz de acomodar as próximas décadas de desenvolvimento urbano nas duas cidades.

O Parque do Rio Ferreira tem 43 hectares de área verde e representou um esforço financeiro apenas ultrapassado pelo investimento na Carta Educativa de Paredes.

A Câmara de Paredes adquiriu 31 hectares de terreno, os restantes 12 hectares, situam-se em Penhas Altas, zona de interesse etnográfico e arqueológico, valorizada pela presença de dezenas de moinhos e da ponte românica. Pelas suas características mistas, de minifúndio e residencial, é pretensão da Câmara Municipal que esta área continue propriedade privada dos seus residentes, sendo o elo de ligação entre as duas zonas de lazer do Parque do Rio Ferreira.

“Hoje é um dia histórico para a Cidade de Lordelo. Existe um antes e um depois do deste Parque. Esta obra representa muito da vontade do Presidente da Câmara, da Junta de Freguesia. Lordelo cresceu à volta da Estada nacional e hoje, graças à visão do Presidente de Câmara o paradigma da cidade mudou, temos cada vêz mais gente a querer viver em Lordelo. Não podia terminar sem deixar uma palavra de agradecimento à família Matos Gil pela cedência dos terrenos que permitiram a criação deste Parque e de outras infraestruturas em Lordelo.” salientou Nuno Serra, Presidente da Junta de Freguesia de Lordelo.

“Quero começar por agradecer à Câmara Municipal pelo convite e também agradecer a paciência que o Presidente da Câmara teve com o meu pai. Foram muitas as negociações ao longo dos anos. Não estando já entre nós, acredito que o meu pai, está contente com a inauguração desta magnífico parque” referiu Madalena Matos Gil.

Celso Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Paredes começou por agradecer a um conjunto de pessoas que permitiram a conclusão do Parque, “quero começar por agradecer aos meus vereadores, Pedro Mendes, Hermínia Moreira, Manuel Fernando Rocha e Cândido Barbosa, que abdicaram de outros investimentos para que o Parque do Rio Ferreira fosse uma prioridade e finalmente, uma realidade.”

“Este projeto demorou 20 anos a ser concretizado, foram milhares de horas de trabalho para que este parque fosse hoje uma realidade.” Salientou Celso Ferreira.

Após o descerrar das placas de inauguração, seguiu-se uma visita pelo Parque terminando com as intervenções de todas as pessoas que, ao longo dos últimos 20 anos, estiveram envolvidas na idealização e construção do Parque do Rio Ferreira.

“Este parque é um sonho. Parabéns ao Celso Ferreira pela sua teimosia e por ter concretizado este sonho.” referiu Joaquim Mota, Ex-Presidente de Junta da Freguesia.

“20 anos à espera do dia de hoje. Tenho 40, metade da minha vida foi à espera da concretização deste dia. Este é o pulmão verde de Lordelo.” referiu Filipe Carneiro, Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Paredes.

“Esta obra foi idealizada, pensada e preparada pela Presidente da Câmara. Hoje, Lordelo e Rebordosa têm, a seguir ao Parque da Cidade do Porto, o maior parque da região. É um privilégio sair de casa e caminhar ao longo de quase 4km entre Lordelo e Rebordosa, não conseguimos fazer isto em mais lado nenhum.” salientou Pedro Mendes, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes.

As cerimónias de inauguração do Parque do Rio Ferreira terminaram com animação musical.

Reconhecimento Público à Família Matos Gil
No decorrer da cerimónia de inauguração a Câmara Municipal de Paredes prestou o reconhecimento público, através do descerrar de uma placa, à família Matos Gil pelos 256 mil metros quadros que cedeu à Câmara Municipal de Paredes permitindo a construção do Parque do Rio Ferreira, Avenida Francisco Sá Carneiro, Alameda de Portugal, Alameda São Salvador, Avenida da República, Praça Matos Gil, Avenida Adelino Amaro da Costa, Piscina Municipal, Polidesportivo de Ténis, posto Territorial da GNR, ampliação do quartel dos Bombeiros Voluntários e ampliação do cemitério de Lordelo.

“Não somos ingratos e o contributo que a família Matos Gil não pode ser nunca esquecido e por isso resolvemos eterniza-lo com esta singela homenagem.” reforçou Celso Ferreira.