Mais de 1000 Seniores Comemoraram o Dia Internacional do Idoso

Dia_Idoso3
04 Outubro 2017

Dia Internacional do Idoso comemorado no Pavilhão Rota dos Móveis em Lordelo

O Dia Internacional do Idoso foi assinalado, esta quarta-feira, 4 de outubro, com a realização de um conjunto de atividades, no Pavilhão Rota dos Móveis em Lordelo, numa iniciativa conjunta da Santa Casa da Misericórdia de Paredes e da Câmara Municipal de Paredes, através do Pelouro do Desporto.

As comemorações do Dia do Idoso iniciaram-se com a tradicional Missa Campal para os mais de 1000 idosos de todas as freguesias de Paredes. Seguiu-se o almoço convívio, findo o qual e antes da música e do bailarico que animaram toda a tarde dos convivas, houve tempo para os discursos oficiais dos responsáveis da Santa Casa da Misericórdia de Paredes e da Câmara Municipal de Paredes.

“O movimento sénior existe para dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelas IPSS´s, quando começamos este programa, há 8 anos eram 5 IPSS´s, hoje são 17, o que demonstra o trabalho desenvolvido ao longo do anos pelo programa Movimento Sénior. Hoje temos mais de 20 iniciativas por ano dedicadas à população sénior do concelho de Paredes”, salientou Cândido Barbosa, vereador do Pelouro do Desporto e responsável pelo projeto Movimento Sénior.

“Hoje é o Dia do Idosos, mas como eu costumo dizer, o Dia dos menos jovens, estamos aqui para ajuda-los, nas mais variadas vertentes, é um dia de reflexão e convívio. Podem sempre contar com a Misericórdia, com as IPSS´s, com as juntas de Freguesia e com a Câmara Municipal para este tipo de iniciativas” referiu, Ilídio Meireles, Provedor da Misericórdia de Paredes.

O Dia Internacional do Idoso foi instituído pela Organização das Nações Unidas em 1991 e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa. A mensagem do dia do idoso é dar mais carinho aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família.