Câmara de Paredes removeu 92 ninhos de vespa asiática em quinze dias

11 Novembro 2017

A Câmara Municipal de Paredes, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, já removeu 92 ninhos de vespas asiática no concelho.

O vereador Elias Barros, responsável pelo pelouro da proteção civil, informou na reunião de câmara da passada quinta-feira, a diminuição de 95 ninhos de vespa asiática identificados no concelho para apenas cinco.

“Em quinze dias eliminamos 92 ninhos. Sabemos que é impossível erradicar as vespas asiáticas do concelho de Paredes, mas conseguimos diminuir o problema para quantidades residuais, permitindo que os serviços consigam, agora, atuar de uma forma mais célere”, revelou o vereador Elias Barros.

A Câmara de Paredes recomenda aos munícipes “se avistarem um ninho que suspeitem ser de vespa asiática, devem contactar o Gabinete Técnico Florestal, o Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Paredes ou a Junta de Freguesia da área de residência”. Pode ainda reportar a situação no site SOS VESPA. Após o alerta, os técnicos da autarquia deslocam-se ao local para verificação e análise do ninho. Refira-se que a remoção da vespa asiática é sempre realizada à noite e por pessoal especializado e treinado para o efeito.

A Vespa velutina, originária do sudeste asiático, foi introduzida na Europa, via França, em 2004 e foi detetada em Portugal em 2011. Tem constituído desde então um problema ecológico crescente, uma vez que os seus hábitos predatórios estão a afetar as comunidades de abelhas, de vespas autóctones e outros insetos.