Pelouro da Proteção Civil alerta os munícipes para os perigos de incêndio das queimadas

V_P_9328
17 Novembro 2017

A Câmara Municipal de Paredes, através do Pelouro da Proteção Civil, apela aos munícipes para não fazerem queimadas na floresta. O Governo prolongou, hoje, o período crítico de incêndio até dia 23 de novembro, devido ao tempo seco e subida da temperatura prevista para os póximos dias, para valores acima da média.

“Não devem fazer nenhum tipo de queimadas e fogueiras nos espaços florestais devido às condições meteorológicas de seca extrema”, alerta o vereador da Proteção Civil, Elias Barros.

A decisão governativa, no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta, implica, até dia 23, a proibição de fumar, fazer lume e fogueiras ou queimas e queimadas nas florestas.

Segundo pode ler-se no despacho do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural publicado em Diário da República, “trata-se de uma circunstância que promove a manutenção dos índices de perigo de incêndio em valores superiores aos típicos para a presente altura do ano”.

Assim, durante o período crítico de incêndios, nos espaços florestais ou agrícolas, é proibido: fumar, fazer lume ou fogueiras.

O Serviço de Proteção Civil da Câmara Municipal relembra a população que deve requerer a licença antes de fazer qualquer queimada, nos termos que a lei permite. Os munícipes devem também informar-se das condições de segurança junto dos Bombeiros da área de residência.

A realização de queimadas só é permitida após licenciamento na respetiva Câmara Municipal.

Mais informações e preenchimento do requerimento: Realização de Fogueiras, Queimas e/ou Queimadas - Pedido de Licença