Câmara de Paredes aposta na programação de Natal, Ano Novo e Reis para dinamizar comércio local

20 Novembro 2017

O Salão Nobre dos Paços do Concelho foi pequeno para acolher as dezenas de comerciantes presentes na sessão pública para apresentar a programação “Espalhar Magia pela cidade” prevista para animar o período de Natal, Ano Novo e Reis.

Os comerciantes presentes no encontro realizado pela autarquia, na passada sexta-feira, 17 de novembro, ficaram a conhecer um conjunto vasto de iniciativas desde espetáculos, concertos, eventos desportivos, exposições, feiras, iluminação e espetáculo piromusical. Estas atividades “têm como objetivo promover, incentivar e dinamizar o comércio tradicional", salientou Alexandre Almeida.

A Câmara de Paredes “prevê investir cerca de 51 mil euros, recorde-se que o ano passado o orçamento foi de cerca de 160 mil euros. Este ano conseguimos fazer mais atividades com um terço do que foi gasto em 2016”, revelou o autarca.

Um cartaz com mais de 50 atividades, a maioria realizada em parceria com as associações e entidades locais, vai animar e dinamizar Paredes na época de Natal com destaque para o comboio gratuito vai ligar as quatro cidades do concelho. A programação centra-se em especial nas ruas da cidade sede do concelho e nos principais locais: Câmara, Casa da Cultura, Biblioteca Municipal, Loja Interativa de Turismo, Igreja de Paredes, Praça José Guilherme, Pavilhão Rota dos Móveis e o antigo pavilhão das Laranjeiras, com passagem pelas freguesias de Gandra, Lordelo e Rebordosa.

Para a autarquia estes eventos representam um esforço para trazer população ao concelho, “vai ser quase uma debandada de Natal”, sublinhou Alexandre Almeida.

As atividades, realizadas em parceria com várias associações e instituições do concelho, serão para todas as gerações. “No futuro, com mais tempo, vamos tentar envolver todas as freguesias, este é um primeiro ensaio”, frisou o autarca.

O vereador Elias Barros sustentou que o “comércio tem uma grande importância na dinamização económica do concelho e não pode ser desprezado como foi até agora”.

A apresentação detalhada da programação esteve a cargo dos vereadores Paulo Silva e Beatriz Meireles que falaram dos eventos do desporto, educação, cultura e atividades de cariz social.

Refira-se ainda que vão decorrer dois concursos em simultâneo, “Montras de Natal” e “Montras + compras”. Também para que nada falte na noite de Natal, foram recolhidos alimentos nos supermercados e nas escolas, que serão encaminhados para a oferta de cabazes, que será feita, simbolicamente no Bairro “O Sonho”, na cidade de Paredes.

O Pavilhão Municipal de Paredes será um dos palcos principais das festividades ao acolher um Mercado de Natal, onde estarão disponíveis produtos tradicionais, artesanato, gastronomia e animação infantil.

Uma marcha Solidária de Natal vai percorrer alguns dos locais mais emblemáticos da sede do concelho e contará com a presença das Bandas Filarmónicas de Baltar, Cête e Vilela.

Aos alunos das escolas do concelho está reservada a elaboração de árvores de natal para colocar nas rotundas da sede do concelho, bem como presépios e postais, que serão alvo de posterior exposição, concurso e atribuição de prémios.

Animação não vai faltar e com ela pretende-se atingir todas as gerações. Contos de natal, concertos na Igreja Matriz de Paredes, exposições, desporto e entusiasmo pelas ruas da cidade.

Para os mais idosos está destinada a tradicional festa de Natal, que terá como palco o Pavilhão Rota dos Móveis, onde não faltará espetáculo, animação e doces natalícios.

A Passagem de Ano ficará marcada por um concerto musical, fogo de artifício piromusical e por atuação de DJ’s.

A Orquestra Ligeira do Vale do Sousa encerrará a época festiva, no dia de Reis.