Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes
siga-nos Facebook Issuu RSS feed

Paredes recruta voluntários para auxiliar população com deficiência e incapacidade residente no concelho – inscrições até 31 de janeiro de 2018

05 Dezembro 2017

No âmbito do Dia Internacional do Voluntariado assinalado esta terça-feira, 5 de dezembro, o pelouro de Ação Social da autarquia paredense acaba de lançar uma campanha de recrutamento de voluntários para o projeto “Nos Trilhos de Inclusão – Conhecer para intervir”.

Refira-se que este projeto já reúne 14 voluntários e tem como objetivo efetuar um retrato da população com deficiência e incapacidade residente no concelho, assim como, das necessidades dos seus cuidadores.

Para Beatriz Meireles, responsável pelo pelouro de Ação Social, com esta iniciativa “pretende-se ter uma cultura de inclusão e quebrar preconceitos relativamente à pessoa com diversidade”. Sublinha que “é de extrema importância valorizar e tentar criar redes de voluntariado entre outros projetos, conseguirmos um registo de pessoas com deficiência de forma a sinalizar as situações que requerem intervenção social”.

Considera, de resto, “que na sociedade não há condições para as pessoas com deficiência serem autónomas e livres, sem o auxílio de cuidadores, pessoas que normalmente são esquecidas pela sociedade e requerem igualmente intervenção social”, declara Beatriz Meireles.

Com este desafio de índole social, pretende-se que estes voluntários recolham informação, sinalizem e identifiquem no terreno as pessoas com deficiência e incapacidade existentes.

Devem ter escolaridade mínima ao nível do 12º ano de escolaridade, residir no concelho e ter conhecimentos ou experiência profissional na área social.

Aos interessados, que deverão manifestar a sua pretensão até ao dia 31 de janeiro de 2018, mediante ficha de inscrição disponível no site do município, será ministrada formação e assegurado seguro, certificado de participação e cartão de voluntário com benefícios/descontos em determinadas lojas do concelho.

Partilhar
Top