Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

videopromocional

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Parque das Serras do Porto com sessões participativas para elaborar Plano de Gestão

Parque das Serras do Porto com sessões participativas para elaborar Plano de Gestão
IMG_4973
IMG_4985
IMG_4986
IMG_5007
IMG_5030
IMG_5036
12 Março 2018

A Associação de Municípios Parque das Serras do Porto está a promover um amplo processo participativo, aberto a todos os intervenientes e à comunidade local, com vista à elaboração do Plano de Gestão.

Realizou-se na passada sexta-feira, 9 de março, a segunda ação no Centro Escolar de Recarei, contando com a participação de vários grupos de trabalho divididos por quatro grandes temas: património cultural (mineração, aldeias, arqueologia …), património natural (rios, conservação e biodiversidade), floresta e defesa contra incêndio e turismo, recreio e lazer.

O Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, foi o anfitrião do encontro. Alexandre Almeida considera que este é “um momento histórico e uma grande oportunidade para conhecermos melhor este território. Temos uma agenda de compromissos comum aos três concelhos e que produzirá um documento que será um guia, um legado futuro, para a gestão dos próximos 20 anos deste pulmão verde do Porto”.

Estão previstas seis sessões, após a apresentação dos estudos prévios, segue-se o debate de “uma agenda comum” que procura elencar “o parque: necessidades, recursos e ideias”.

A participação de todos no Plano de Gestão do Parque das Serras do Porto divide-se por três fases distintas. Refira-se que as sessões participativas começaram em 23 de fevereiro e vão até 23 de março, procurando-se “estabelecer uma agenda comum que integre as visões sobre o território do Parque dos membros da comunidade, identifique os principais recursos e problemas, compreenda o cenário atual e gere novas ideias de utilização e valorização, dando início ao desenvolvimento de propostas e criando redes de atores em torno de interesses comuns”, sublinha Teresa Andresen, arquiteta paisagista e coordenadora do projeto.

No plano de trabalhos, segue-se de abril a junho, uma nova mesa participativa pelos três concelhos integrantes do Parque das Serras do Porto, com o objetivo de traçar uma ação comum, consolidando-se e aprofundando-se propostas por áreas temáticas e definindo-se ações experimentais a realizar em julho.

Este processo participativo de elaboração do Plano de Gestão conta com a coordenação da arquiteta paisagista Teresa Andresen, uma equipa da Universidade de Aveiro, liderada pelo Professor José Carlos Mota, dos técnicos municipais e especialistas em diversas áreas.

O regulamento pode ser consultado no site www.serrasdoporto.pt.

Top