Dupla de Paredes vence concurso Metropolitano Intergeracional “Sabores e Saberes”

20180407_183431
09 Abril 2018

O pelouro de Ação Social do Município de Paredes, consciente da importância de criar momentos de promoção do envelhecimento ativo da população sénior, promoveu no último fim de semana uma iniciativa que juntou duas gerações, como forma de partilha de saberes e fomento das relações intergeracionais.

Denominado “Sabores e Saberes”, o evento realizou-se na Casa da Cultura de Paredes e uniu jovens e seniores que, em conjunto, apresentaram uma receita, onde o saber de uma tradição e o sabor de um bom doce feito pelos avós foram postos à prova.

O vencedor do concurso Metropolitano Intergeracional foi a freguesia da Sobreira. A sénior Bernardina Ferreira e o jovem Rafael Neves apresentaram uma receita de um bolo de amêndoa.

Para além de Paredes, também participaram os municípios de Vila Nova de Gaia e Gondomar. Recorde-se que o mesmo par já tinha saído vencedor na Mostra Municipal.

Segundo a vereadora com o pelouro de Ação Social, Beatriz Meireles, o “Sabores e saberes” “vem favorecer a troca de experiências e de saberes entre jovens e idosos”.

A interatividade entre municípios para contribuir para o envelhecimento ativo, também é um desígnio deste evento.

Esta ação, que segundo a vereadora “proporciona o envelhecimento ativo e é melhor do que um medicamento” promete ter continuidade. “O município entendeu fazer este concurso no âmbito dos fins de semana gastronómicos como forma de promoção do que temos de melhor”, destacou Beatriz Meireles.

O vencedor Rafael Neves já participou na edição anterior do “Sabores e Saberes”, com uma receita de tarte de maçã. Frequenta o curso de Pastelaria e Cozinha, na Escola Profissional de Gaia. Para o paredense este “evento ajuda a promover o concelho e proporciona o convívio entre duas gerações que é bem salutar”.

Refira-se que este concurso consistiu na apresentação e confeção de uma receita doce, que foi antecipadamente preparada pelo par e avaliada por um júri, que apreciou o trabalho dos candidatos e elegeu o vencedor.