Escola de Matosinhos vence final distrital do concurso Euroescola realizado em Paredes

11 Abril 2018

Esta quarta-feira, 11 de abril, Paredes foi o palco escolhido pelo Instituto Português da Juventude (IPDJ) para realizar, pela primeira vez num município, a fase final distrital do concurso Euroescola do Parlamento Europeu. O presidente da Câmara de Paredes, Alexandre Almeida, e o diretor regional do IPDJ, Vítor Baltazar Dias, deram início à abertura do concurso que foi ganho pela Escola Profissional de Matosinhos (EPROMAT).

A representar o distrito do Porto na sessão nacional deste programa europeu estará a EPROMAT. Os alunos do ensino secundário, representantes de oito escolas, apresentaram a concurso trabalhos sobre a “Igualde de Género”.

A escola EPROMAT venceu o concurso com a comunicação - escrita e oral - "(Des)Igualdade de Género da Europa”. A dupla vencedora incluiu ainda comunicação gestual tornando a apresentação ainda mais inclusiva para a igualdade.

A final nacional levará os vencedores do concurso a Estrasburgo e será realizada em maio, na Assembleia da República, para o apuramento das cinco escolas nacionais.

Nesta edição, além da EPROMAT de Matosinhos, concorreram as escolas secundárias de Paredes, Paços de Ferreira, Felgueiras, Almeida Garret, Colégio Nova Encosta e do Externato de Vila Meã.

O júri foi composto pelo professora Doutora Madalena Oliveira , Professora na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, por Manuel Albano, Delegado Regional da CIG – Comissão de Igualde de Género e por António Orlando, jornalista do Jornal "o Progresso de Paredes" e do JN.

A fase final do Programa Euroescola, terá lugar no Hemiciclo do Parlamento Europeu em Estrasburgo com várias sessões de trabalho a decorrer durante um dia. Em cada sessão participam cerca de 500 jovens, representando Escolas dos vários Estados-membros da União Europeia.