Erasmus + juventude em ação na feira de emprego, formação e empreendedorismo de Paredes

12 Abril 2018

O Executivo Municipal de Paredes visitou esta quinta-feira, 12 de abril, a InVista - Feira de Emprego, Formação e Empreendedorismo, que decorre até 14 de abril, no Pavilhão Municipal de Paredes.

Uma iniciativa desenvolvida em parceria com o projeto CLDS – Horizontes de Inclusão, através da qual se pretende divulgar ofertas de emprego, promover o empreendedorismo e fazer demonstração das diferentes ofertas a nível escolar, profissional e académico, como forma de apoiar os jovens nas suas opões escolares e profissionais.

Segundo o presidente da Câmara de Paredes, Alexandre Almeida, “esta feira é uma boa oportunidade para os jovens tomarem contacto com as ofertas de emprego, com os cursos do ensino superior e para conhecerem, ainda, os vários cursos profissionais ministrados nos Centros de Formação, bem como as opções de financiamento para desempregados e empreendedores”.

Os visitantes deste certame, que estejam interessados em criar o seu próprio negócio, “podem obter informação sobre as possibilidades de financiamento para os seus projetos empresariais, nomeadamente através do acesso ao microcrédito", refere Alexandre Almeida.

A edição da InVista conta este ano pela primeira vez com o stand da Agência Nacional Eramus + Juventude em Ação que juntamente com escolas de moda, profissionais, artísticas, instituições de ensino superior, entre muitas outras entidades. que visa incentivar os jovens a desenvolver atividades em contextos não formais de formação para potenciar as suas competências.

Refira-se esta feira conta com expositores que representam uma oferta de formação mais diversificada, de forma a incentivar os jovens a procurar a verdadeira vocação profissional.

No que se refere ao Emprego e Empreendedorismo estão, igualmente, previstas várias iniciativas e stands, onde pode ser recolhida informação acerca de opções de microcrédito, para dar início a um projeto empreendedor autónomo ou a outro tipo de apoio financeiro.

O Instituto de Emprego e Formação Profissional dinamizará algumas palestras ao longo da feira. Haverá, igualmente, uma vertente lúdica com a presença de simuladores de realidade virtual.

Há, ainda, uma parceria com a CP, para que os jovens percebam que há possibilidades de mobilidade, caso optem por percursos educativos ou formativos fora do concelho de Paredes.

PROGRAMA:

12 de abril

14h00 às 15h30 - Workshop Empreendedorismo e Criação do Próprio Emprego, IEFP, Valongo

15h30 - Testemunho da carreira profissional do piloto João Barros

13 de abril

14h às 15h30 - Workshop Medidas Ativas de Emprego, IEFP, Valongo

14 de abril

14h00 às 15h00 - Microcrédito, Millennium BCP, com apresentação de vídeos com testemunhos de empreendedores

15h00 às 16h00 - Apresentação do projeto Quinta da Sobreira