Passivo aumentou 1 milhão de euros e dívida de curto prazo aumenta 7,4 milhões de euros

17 Abril 2018

Na reunião do Executivo desta terça-feira, 17 de abril de 2018, foi aprovado o documento de prestação de contas do Município.

Para o líder da autarquia de Paredes, as contas de 2017 comprovam o esperado.

O passivo da Câmara Municipal de Paredes passou de 102 milhões de euros para 103 milhões de euros.

O Presidente da Câmara, Alexandre Almeida, referiu que este passivo só não aumentou mais, porque a grande maioria dos trabalhos feitos em 2017 serão apenas faturados em 2018, pelo que é expectável que o passivo em 2018 ainda aumente face a 2017.

De referir o aumento do endividamento de curto prazo de 15,7 milhões euros para 23,1 milhões de euros, o que vai obrigar o atual executivo a um enorme esforço de contenção por forma a controlar o prazo médio de pagamentos.

As contas de 2017 mostram também, uma vez mais, uma fraca execução orçamental que se ficou pelos 70,44%, muito abaixo dos 85% que corresponde à taxa mínima de execução orçamental recomendada pelo Tribunal de Contas e pela DGAL.

O Presidente da Câmara, referiu igualmente, que apesar deste aumento do passivo, muitos dos compromissos assumidos com particulares ainda não foram concretizados e, como tal, esses custos ainda não estão refletidos no passivo.

Apesar de tudo isto, e desta falta de cumprimento do saneamento financeiro a que a Câmara de Paredes se tinha comprometido, é intenção deste Executivo implementar uma gestão transparente, rigorosa e eficiente com vista à redução do endividamento da autarquia e ao alcance da estabilidade financeira do Município.

Na reunião de Câmara de hoje, salienta-se a captação de investimento pelo Pelouro das Atividades Económicas na ordem dos 12,210 milhões de euros, resultantes de sete contratos de investimento a instalar nas zonas industriais de Baltar, Rebordosa e Lordelo e que se prevê a criação de 127 novos postos de trabalho no Concelho de Paredes. Refira-se que os novos investimentos contemplam a diversificação das indústrias, tratando-se uma empresa de serviços para o desporto automóvel, fábricas de estofos, indústria de serralharia e unidades fabris de mobiliário.