Concerto solidário da Banda da Armada domingo no Pavilhão Municipal de Paredes

Foto_Oficial_da_BA
21 Abril 2018

O Pavilhão Municipal de Paredes vai acolher no próximo domingo, 22 de abril, pelas 17 horas, um concerto solidário promovido pela Banda da Armada. A entrada é gratuita, com a receita angariada no espetáculo a reverter a favor dos Bombeiros Voluntários de Cête que celebraram recentemente o 93º aniversário.

Chefiada, atualmente, pelo maestro José Veloso, ao longo dos tempos a Banda da Armada tem desenvolvido um trabalho de grande interesse público, tanto ao nível do cerimonial militar e do protocolo de Estado, como no âmbito cultural, onde tem realizado concertos por todo o território português e no estrangeiro.

Tem-se pautado por uma constante evolução e inovação, como é exemplo a permuta de conhecimentos, ao incluir elementos exteriores ao seu quadro orgânico, nas suas apresentações públicas.

Estão neste caso em atuações conjuntas com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e vários grupos corais, assim como vozes e instrumentos solistas.

Refira-se que integram os seus quadros alguns dos melhores instrumentistas da atualidade portuguesa e ao longo da sua história têm pertencido e continuam a despontar nas suas fileiras, vários compositores de reconhecido mérito.

1ª Parte:

Xerxes

Aida

El Camino Real

Conga Del Fuego Nuevo

John Mackey

G. Verdi

Alfred Reed

Arturo Marquez

2ª Parte:

Songs of the Wizz

Bohemian Rhapsody

Lusitanidades

Quincy Jones

Freddy Mercury

Carlos Marques

Groovin’ Around

Otto Schwarz

Maestro José Veloso

Primeiro-tenente MUS Subchefe da Banda da Armada

Nasceu em Lisboa, onde iniciou os seus estudos Musicais com Mário Cândido Inácio Santos.

Em 1990 ingressou na Academia de Amadores de Música de Lisboa e, no mesmo ano ingressa na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, na classe do professor Jaime Carriço.

Em 1991, após concurso público ingressa como clarinetista na Banda da Armada Portuguesa.

Em 1996 ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou Clarinete com o Professor Manuel Jerónimo e Música de Câmara com os professores Jorge Moyano, Irene Lima e Olga Prats, onde concluiu os seus estudos no ano de 2000.

Paralelamente realizou estudos de clarinete em Portugal e no estrangeiro com os professores Alois Brandhofer, Anders Aberg, entre outros, tendo também colaborado e pertencido a orquestras jovens do país.

Desenvolveu também a sua atividade docente entre os anos de 2000 e 2006, como professor no Conservatório do Algarve e no Conservatório Regional do Baixo Alentejo.

Nos últimos anos frequentou vários cursos de Direção de Banda com os Professores Délio Gonçalves e Jo Conjaerts, tendo nos anos de 2004 e 2005 participado nos “Corsi de Perfezionamento Musicale” de Orquestra de Sopros dirigido pelo Maestro Jo Conjaerts, em Spilimbergo – Itália, nos quais dirigiu alguns concertos em várias localidades do Norte de Itália.

No ano de 2005 e 2006 estudou na Holanda (Orquestração e Direção de Banda), com o professor Jo Conjaerts.

No ano de 2006 prestou na Banda da Armada provas públicas para Oficial Músico da Armada. Tendo frequentado posteriormente o Curso de Formação Militar Complementar de Oficiais, após o qual foi promovido ao posto de Subtenente. Atualmente, com o posto de primeiro-tenente desempenha as funções de Subchefe da Banda da Armada.

Paralelamente à sua carreira militar, desenvolve ainda o trabalho de direção de bandas amadoras.