Estratégias para vencer o Autismo debatidas em Paredes

12 Maio 2018

O vereador da Educação, Desporto, Juventude e Saúde da Câmara Municipal de Paredes, Paulo Silva, no âmbito da iniciativa “Autismo Rocks”, participou nos dias 11 e 12 de maio, no auditório do Centro Tecnológico da Indústria da Madeira e do Mobiliário - CTIMM, em Lordelo, num workshop destinado a debater a doença do Autismo.

Neste encontro os participantes “tiveram a oportunidade de adquirir ferramentas que lhes permitam contribuir para o máximo desenvolvimento do potencial da criança/jovem com este diagnóstico”, sublinha Paulo Silva.

A associação Vencer Autismo está a levar a cabo, desde junho no ano passado, nos 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, o projeto "Autismo Rocks", que terá a duração de três anos e tem como objetivo primordial sensibilizar famílias e profissionais que acompanham crianças e jovens com autismo,para a Perturbação do Espetro do Autismo.

O projeto divide-se em três momento, sendo já realizada uma palestra para sensibilizar a comunidade em geral na mudança do estigma negativo do autismo. Segue-se este workshop com duração de dois dias que visa fomentar a partilha de técnicas e estratégias de intervenção no autismo com contribuindo para o máximo desenvolvimento do potencial da criança e jovem. A próxima fase do projeto envolve a mentoria, com duração de três anos de acompanhamento personalizado de monitorização das famílias e profissionais que participaram no workshop.