Aprovado Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios

22 Maio 2018

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, aprovou hoje, 22 de maio, o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, documento que será remetido ao ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

O presidente da Câmara, Alexandre Almeida, enalteceu a presença de todas as entidades e apontou o trabalho em equipa como chave para o êxito das ações de proteção civil. O município de Paredes “elege a prevenção e as ações de sensibilização junto da população como medidas prioritárias no combate aos incêndios florestais”.

Este plano, visa operacionalizar ao nível local a legislação na gestão da vegetação nas faixas de combustível, tem vigência por um período de 10 anos (2018-20127).

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios tem como missão coordenar, a nível local, as ações de defesa da floresta contra incêndios florestais e promover a sua execução.

O Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios e Plano Operacional Municipal é um documento concertado por todas as entidades intervenientes nessa temática, que pretende avaliar a perigosidade de incêndio do município, avaliar os meios de prevenção, deteção e primeira intervenção disponíveis no concelho de Paredes, descrever os procedimentos que cada entidade adota nas operações referidas e propor áreas de atuação para as equipas.

O documento agora aprovado conta com dois cadernos. No primeiro caderno consta o enquadramento e diagnóstico do Concelho de Paredes, o histórico de incêndios e compreende, ainda, a caracterização climatológica e a caracterização dos terrenos e da população.

O segundo caderno incorpora um plano de ação dividido em cinco grandes eixos:

- Aumento da resiliência do território a incêndios rurais;

- Redução da incidência de incêndios;

- Melhoria da eficácia de ataque na gestão de incêndios;

- Recuperar e reabilitar os ecossistemas;

- Adaptação de estrutura orgânica funcional e eficaz.

O Plano Operacional Municipal (POM) do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios é elaborado anualmente e define a operacionalização, em particular, no que respeita às ações de vigilância, deteção, fiscalização, primeira intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio.