Paredes vai reforçar a limpeza dos contentores do lixo e melhorar a recolha de resíduos sólidos urbanos indiferenciados

22 Junho 2018

O município de Paredes vai reforçar, em breve, a manutenção e limpeza dos 2020 contentores de recolha dos resíduos sólidos urbanos indiferenciados que se encontram espalhados pelas 18 Freguesias do Concelho. “O intuito é aumentar e melhorar significativamente os pontos de recolha e incutir hábitos de reciclagem”, avança o vice-presidente da Câmara de Paredes e vereador do Pelouro do Ambiente, Francisco Leal.

Diariamente são recolhidas 100 toneladas de “lixo indiferenciado” que, posteriormente, é depositado no Ecocentro de Cristelo, antes de seguir para o aterro de Rio Mau, em Penafiel.

O Pelouro do Ambiente da autarquia de Paredes procede todos os dias à recolha e compactação do “lixo”, à lavagem e manutenção dos camiões de recolha de resíduos sólidos urbanos indiferenciados.

A autarquia pretende “fomentar a reciclagem e diminuir a quantidade de resíduos enviados para o Ecocentro”, destaca Francisco Leal.

Em estudo está também a melhoria da rota da recolha de papel e embalagens em dias da semana e com horários predefinidos.

Refira-se que a Câmara de Paredes está empenhada em consciencializar os cidadãos para a necessidade de se reciclar cada vez mais e evitar que o lixo seja colocado fora dos contentores. "Acreditam os e os estudos confirmam que através do sistema de recolha eficaz, os cidadãos estão mais recetivos a colaborar com as questões do ambiente, melhorando a eficiência da reciclagem", revela Francisco leal.