Manuel Cruz apresentou no 'Choupal' em Baltar a sua biografia intitulada “Vida de um homem e as suas raízes”

Manuel Cruz apresentou no "Choupal" em Baltar a sua biografia intitulada “Vida de um homem e as s...
24 Junho 2018

Uma plateia repleta de amigos e familiares assistiu este sábado, 23 de junho, no "Choupal" em Baltar, à apresentação do livro autobiográfico de Manuel Augusto Martins da Cruz. Natural de Baltar, Manuel Cruz de 86 anos é também conhecido por “Neca Cruz” como refere a sua biografia intitulada “Vida de um homem e as suas raízes”, um livro onde percorre as suas origens e o seu percurso pessoal e profissional.

Entre os convidados destaca-se a presença do presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, que enalteceu e felicitou Manuel Cruz “pelo grandioso percurso de vida e pelos contributos que deu à freguesia de Baltar e ao concelho de Paredes". O autarca salientou ainda “o vigor e a determinação do autor na concretização do sonho de publicar este livro”.

Manuel Cruz é um homem multifacetado que abraçou a agricultura, o negócio das madeiras, a indústria de mobiliário e a pintura de retratos a carvão. Na vida social e política, “colaborou com todas as organizações da freguesia de Baltar, dos bombeiros, ao União Sport Clube de Baltar, à Eletro Baltarense, passando pelas Adega Cooperativa e Cooperativa Agrícola”, segundo a biografia agora publicada. Da carreira política, o autor dá nota que, “depois do 25 de abril de 1974, fez parte do Conselho Municipal e foi membro da Assembleia da Câmara”.

Merece referência, ainda, a sua ligação à direção da ANIM (Associação Nacional da Indústrias das Madeiras), tendo negociado “o primeiro contrato coletivo de trabalho dos industriais de mobiliário”.

O autor está também associado ao sucesso do “Indie Music Fest” que junta milhares de pessoas no seu “Choupal”, um espaço de lazer ao serviço da comunidade e do qual é proprietário.