Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes
siga-nos Facebook Issuu RSS feed

Casa da Juventude

O projeto da Casa da Juventude de Paredes foi pensado e delineado para a juventude do concelho de Paredes. A sua implementação é concretizada através de um conceito diferenciador que pretende ser dinâmico, agregador e transversal a todos os jovens do concelho, materializando-se em três vertentes:

  • o Polo da Criatividade

  • o Polo do Empreendedorismo

  • os Polos Temáticos e Descentralizados.

A Casa da Juventude pretende estar ao lado da juventude de Paredes numa lógica de proximidade, com as dimensões de capacitação e de criatividade. O Polo do Empreendedorismo pretende apoiar os jovens empreendedores e ajudar à sua capacitação profissional; o Polo da Criatividade visa envolver a juventude em projetos culturais; e por último, os Polos Temáticos e Descentralizados visam promover a proximidade entre todos os jovens do concelho.

Polo de Empreendedorismo

O Polo de Empreendedorismo foi o primeiro a entrar em funcionamento. Abriu portas em junho de 2016 na Incubadora para o Design do Mobiliário de Paredes com a primeira iniciativa da Young Business School, "O Ídolo no Polo". Está pensado para contribuir positivamente para o aparecimento de oportunidades na vida dos jovens e neste polo são realizadas todas as iniciativas da Casa da Juventude ligadas ao emprego e à capacitação profissional.

Polo da Criatividade ou Polo Principal

O Polo da Criatividade ou Polo Principal parte de um conceito orientado para a iniciativas culturais: para as artes, para o audiovisual e para o convívio. Tem duas vertentes principais: uma orientada para a música, mais concretamente para as bandas de garagem e para os projetos musicais dos jovens de Paredes; e outra dedicada em exclusivo ao meio audiovisual e à sua experimentação por parte dos jovens.

Polos Temáticos e Descentralizados

Por último, face às dimensões do concelho e tendo em conta que Paredes é o 10.º município mais jovem do País, com mais de 25 mil habitantes entre os 14 e os 35 anos, torna-se fundamental criar laços de proximidade entre todos. Surgem assim os Polos Temáticos e Descentralizados, que aproximam a Casa da Juventude de todos os jovens do concelho através da presença de delegações nas várias freguesias de Paredes. Cada um destes polos descentralizados vai trabalhar um tema específico como música, representação ou arte.

A Casa da Juventude de Paredes assenta assim num conceito amplo e multidimensional, completamente adaptado à realidade do concelho e acima de tudo aberto à participação de todos os jovens de Paredes.

Partilhar
Top