Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes
siga-nos Facebook Issuu RSS feed

Gabinete de Arqueologia e Património

O Gabinete de Arqueologia e Património tem desenvolvido atividades que têm pautado por uma forte componente didática dirigida a todos os públicos, numa perspetiva de educação para o Património e divulgação científica, assente na premissa - conhecer para proteger.

Deste modo, os estudos e trabalhos técnico-científicos desenvolvidos têm sido apresentados em congressos, de âmbito nacional e internacional, resultando daí a sua publicação.

O G.A.P. foi, portanto, colocando em prática processos de identificação dos valores patrimoniais e dotá-los de significados que lhe confira sentido e integração num momento histórico e simbólico.

Os trabalhos arqueológicos realizam-se numa ação estreita com os serviços técnicos do município, no sentido da salvaguarda e preservação do património arqueológico em contexto de obras municipais, e em articulação com as Instituições da Administração Central e Regional, de modo a promover medidas de minimização, de prevenção e proteção do Património Arqueológico.

Das evidências mais antigas da presença humana neste território, registam-se monumentos megalíticos, castros, alguns dos quais com provável ocupação desde a Idade do Bronze, necrópoles romanas e povoados/oficinas associados a trabalhos de exploração mineira romana, a Torre do Castelo de Aguiar de Sousa e a Torre dos Alcoforados enquadrados na Baixa Idade Média.

A geologia do concelho de Paredes revela-se interessante e rica pelo que o G.A.P. tem desenvolvido estratégias para a divulgação generalizada de uma cultura científica de excelência. É neste âmbito que foi implementado o projeto das Minas de Ouro de Castromil, assim como planificado um conjunto de atividades – visitas orientadas, ateliês, caminhadas… - que vão de encontro aos interesses dos diversos públicos, mas sobretudo de encontro aos temas e conteúdos curriculares dos diferentes níveis e áreas de ensino.

A importância do conhecimento geológico passa também pela sua relação com o Homem que desde cedo usou os mais diversos recursos que a Terra lhe proporcionou para a melhorar o seu “bem-estar” e por isso no G.A.P. procura-se fazer uma abordagem geológica em complemento aos trabalhos arqueológicos, para além de Identificar de modo mais concreto e pormenorizado as diferentes litologias do território de Paredes.

Contactos:

Gabinete de Arqueologia e Património
Casa da Cultura
Avenida da República
4580-193 Paredes


Horário do Serviço:

segunda a sexta:
9h00-12h30 / 14h00-17h30

Rota do Romanico1

roteiro minas1


Serras do Porto1

Partilhar
Top