SEMANA DO AMBIENTE 2020 | Paredes candidata 23 Estabelecimentos de Ensino ao Programa Eco-Escolas 2019/2020

img_20191018_wa0010___copia_1_1024_2500__1_
19 Maio 2020

O Município de Paredes assinala esta terça-feira, dia 19 de maio, o “Dia das Eco-Escolas Municipal” com 23 projetos das escolas candidatas ao Programa de Educação para o Desenvolvimento Sustentável promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Recorde-se que 18 estabelecimentos de ensino de Paredes receberam a bandeira verde do Eco-Escolas, em 2018/2019.

As escolas que aderem ao Eco-Escolas comprometem-se a desenvolver um conjunto de ações e atividades que deverão envolver os diferentes elementos da comunidade escolar.

Em Paredes, durante o ano lectivo 2019/2020, as Eco-Escolas desenvolveram vários trabalhos como a plantação de espécies autóctones, o cultivo de hortícolas, a marcação de Eco-Trilhos, a construção de um pomar, a construção e colocação de ninhos para aves, o aproveitamento das águas da chuva, entre outras.

O programa das Eco-Escolas pretende “encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade”.

Periodicamente as escolas são visitadas por elementos da Comissão Nacional. Estas visitas visam reconhecer o trabalho em curso e assegurar os parâmetros de qualidade do Programa.

Mensagem do Vice-Presidente da CM Paredes, com Pelouro do Ambiente, Francisco Leal
"O empenho e a dedicação que os alunos e professores tem dedicado ao projeto eco escolas é um importante e imprescindível contributo para a defesa do ambiente.
A todos os envolvidos no projeto eco escolas o nosso obrigado. O vosso trabalho é fundamental para criarmos uma sociedade mais amiga e protetora do ambiente".

Mensagem Vereador da Educação da CM Paredes, Paulo Silva
"Antes de mais espero que se encontrem todos bem de saúde, neste dia especial dedicado às Eco Escolas gostaria de vos agradecer a todos o enorme contributo dado por todos os alunos, professores, pessoal não docente, pais e familiares, por todo o trabalho realizado na luta por um planeta mais verde e por um Concelho mais amigo do ambiente. Estou certo que esta pandemia, nos pode ter afastado da comemoração em conjunto, mas não do objetivo desta iniciativa. Voltaremos todos juntos, de certeza, no próximo ano letivo, com a mesma garra e determinação, e espero sinceramente com um mundo mais verde e amigo do ambiente. Parabéns a todos e vamos trabalhar para isso."

Mensagem da Coordenadora Nacional do Programa Eco-Escolas, Margarida Gomes
“Numa época em que a resiliência de todos é posta à prova é de destacar o trabalho, o empenho e a capacidade de adaptação das escolas e professores em geral e das Eco-Escolas em particular que reinventaram formas de, mesmo à distância, trabalhar com os seus alunos e famílias as questões ambientais.
E porque o Ambiente também é um assunto urgente, existindo muitas situações que deviam merecer a adoção de reais medidas de “emergência pela sustentabilidade” (das alterações climáticas aos resíduos descartáveis que poluem os nossos oceanos), Paredes está de parabéns por apesar de tudo, continuar a ter neste momento com 23 escolas candidatas à Bandeira Verde Eco-Escolas! Estamos certos de que este reconhecimento que virá no início do próximo ano letivo é justo e esperemos que motivador para continuar este percurso, nunca terminado pela sustentabilidade”.

Resumo das atividades das Eco-Escolas de Paredes:apresentacao_dos_trabalhos_das_eco_escolas_de_paredes