12 locais a visitar no Concelho de Paredes

senhora_salto1
pelourinho_louredo
03 Julho 2020

Com o início do mês de julho chegaram também as boas temperaturas. Este fim de semana os termómetros vão subir e nada melhor do que aproveitar o que o seu Concelho tem para lhe oferecer. Veja as nossas sugestões e faça connosco um roteiro pelos lugares emblemáticos de Paredes.

Passear por Paredes pode revelar-se uma experiência verdadeiramente fascinante. Dispersos por todo o Concelho, encontramos variadíssimos pontos de interesse paisagísticos e arquitetónicos capazes de nos roubar atenção por largas horas.

Começamos por convida-lo a um passeio em família pelo Parque da Cidade de Paredes. Em pleno coração da cidade, é um local de convívio e contacto privilegiado com a natureza. Aqui pode praticar exercício físico, brincar nos espaços infantis ou apenas desfrutar de toda a área verde envolvente.

Se é daqueles que gosta de aventura e de paisagens capazes de cortar a respiração propomos o “Canhão” da Senhora do Salto. As rochas paleozoicas atravessadas pelo rio Sousa formam uma paisagem de rara beleza que apaixona qualquer um que por lá passe. É, nesta zona envolvida pelas Serras do Porto, que poderá fazer vários trilhos e percursos à descoberta da natureza, mas, também, visitar vários pontos de interesse como a capela da Senhora do Salto, a Igreja Matriz de Aguiar de Sousa, o Falcão Peregrino, as Andorinhas das Rochas e o Centro de Interpretação da Senhora do Salto.

O Trilho de Louredo da Serra e o percurso pedestre “Caminho de Sobrosa” são, também, duas boas apostas para quem quiser aliar as paisagens à prática desportiva.

No primeiro momento, começa por apreciar o Parque de Lazer Miragaia por onde corre o rio Asmes. Ao longo deste rio encontrará vários vestígios de moinhos hidráulicos, açudes, levadas, entre outros. Pode ainda caminhar pela serra de São Tiago e visitar a capela. A Igreja de São Cristóvão, marcada pelo entalhe dourado, provoca um impacto visual arrebatador nos visitantes que lá entram. Neste trilho poderá ainda descobrir várias quintas históricas e onde fica o famoso pelourinho e forca de Louredo.

Na segunda parte do seu percurso, tem a oportunidade de conhecer alguns dos lugares e recantos mais curiosos de Sobrosa. Durante o percurso passeia por campos verdejantes de cultivo agrícola onde poderá ver e conhecer palheiros e espigueiros tradicionais. Geograficamente desfruta de uma vista privilegiada, uma vez que se encontra a 399 metros de altitude, possuindo assim uma mancha florestal que envolve toda a freguesia.

Se prefere dar prioridade aos pontos de interesse arquitetónicos, também Paredes tem uma grande oferta.

Começamos por Cete. Aqui encontrará como principal atração o Mosteiro de São Pedro de Cete. Classificado como Monumento Nacional desde 1910, este monumento integra a Rota do Românico do Vale do Sousa e tem em si presente as formas e o modo de construir românicos. Também em Cete poderá, ainda, encontrar a Capela e o Cruzeiro de Nossa Senhora do Vale, um pequeno templo de construção quatrocentista integrada na Rota do Românico e classificada como Imóveis de Interesse Público.

A Torre dos alcoforados, em Lordelo, é mais um dos monumentos do concelho que integram a Rota do Românico. Implantada numa zona de vale agrícola, de terrenos férteis, alimentados por linhas de água, assenta num afloramento granítico convertendo-se num acentuado declive para os campos.

No centro da cidade pode visitar a Igreja Matriz de Paredes, situada numa plataforma elevada, o que a torna imponente no meio envolvente e descer até a Casa da Cultura designada por “Palacete da Granja”. Este edifício destaca-se pelas suas fachadas revestidas de azulejos amarelos e enormes portas e janelas salientado ainda o jardim que a rodeia com as famosas camélias.

O Aqueduto e Tanques de Cimo de Vila, em Vila Cova de Carros, a Capela da Quintã, em Baltar ou a Igreja de Santo Estêvão e Mosteiro, em Vilela, são mais alguns exemplos do património arquitetónico que poderá encontrar pelo Concelho de Paredes.

Se este roteiro ainda não o convenceu a sair de casa e a conhecer o seu Concelho conquistamo-lo agora pela barriga. A gastronomia em qualquer lugar é um elemento de grande atratividade para quem visita e procura conhecer um novo lugar. Paredes não é exceção. Aqui encontrará ofertas de restauração de excelência que têm como personagem principal o cabrito assado no forno a lenha acompanhado de arroz de forno e a famosa sobremesa Sopa Seca. Além disso, e porque Paredes é também terra de “tremoceiros”, o tremoço assume um papel importante para todos os paredenses.

Aqui estão 12 boas razões para que, neste fim de semana, saia de casa e aproveite o sol com a família e amigos acompanhados de boas vistas e boa comida cumprindo sempre as normas de segurança da Direção-Geral da Saúde.