Semana Europeia da Mobilidade 2020 de 16 a 22 de setembro com a participação de Paredes

semanaeuropeiamobilidade
16 Setembro 2020

Esta quarta-feira, dia 16 de setembro, marca o início da 19ª Semana Europeia da Mobilidade, promovida pela Comissão Europeia. Esta campanha anual conta com a adesão do Município de Paredes na promoção de “Emissões Zero, Mobilidade para todos”.

De 16 a 22 de setembro, a iniciativa conta com a participação de milhares de localidades em mais de 40 países que organizam ações de sensibilização para a mobilidade inclusiva sustentável para todos e sem emissões de gases para a atmosfera.

Em Portugal, além de Paredes são mais de 60 as cidades e as vilas inscritas nesta iniciativa.

Das diversas atividades agendadas incluem-se o “dia europeu sem carros”, assinalado a 22 de setembro, em que as ruas estão fechadas ao tráfego automóvel e abertas para peões, bicicletas, trotinetes elétricas, etc. Nesta campanha emblemática da Comissão Europeia para um transporte mais limpo e sustentável e que este ano conta novamente com a participação de Paredes, neste dia, será cortada ao trânsito, das 9h às 18 horas, a rua Dr. José Correia, em frente à Biblioteca Municipal, valorizando a “extensão pedonal” para usufruto do Parque José Guilherme.

Atendendo à pandemia da COVID-19, as atividades da Semana Europeia da Mobilidade estão concentradas na divulgação online em que é dada importância de um acesso a transportes zero emissões e à promoção de uma mobilidade inclusiva.

A edição de 2020 é centrada no tema “Emissões Zero, Mobilidade para todos”, refletindo o ambicioso objetivo da União Europeia de ser “o primeiro continente neutro em termos de clima até 2050”, tal como estabelecido por Ursula von der Leyen, Presidente do Comissão Europeia, ao apresentar o European Green Deal (Acordo Verde Europeu).

Enquadrado no tema deste ano relacionado com Emissões Zero, Paredes tem vindo a apostar na promoção da mobilidade suave no concelho, em particular no modo pedonal, a forma mais económica e amiga do ambiente, eficaz sobretudo nas deslocações de curta e média distância, e em complemento à utilização de outros modos de transporte.

O município de Paredes tem vindo a promover a generalização da infraestrutura pedonal, garantindo condições adequadas do ponto de vista da acessibilidade/inclusão, comodidade e, sobretudo, da segurança dos utilizadores. Com esta medida Paredes pretende também dar o seu contributo para a redução das emissões de gases com efeitos estufa, promovendo a redução da intensidade do consumo energético, em articulação com uma diminuição da pegada ecológica e do ruído e melhorando a qualidade do ar.

Paredes tem previsto um investimento de mais de 5 milhões de euros na requalificação e expansão da infraestrutura pedonal numa extensão de mais de 40 km de passeios, infraestruturas espalhadas por todas as freguesias do concelho.