Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

111

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Chuva e vento forte colocam o país sob aviso amarelo esta segunda-feira

Chuva e vento forte colocam o país sob aviso amarelo esta segunda-feira
blur_1845534_960_720
18 Outubro 2020

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou, este domingo, para o agravamento das condições meteorológicas a partir da tarde de segunda-feira, 19 de outubro. Atendendo à previsão de chuva e vento forte todos os 18 distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo.

A informação meteorológica disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para mau tempo a partir da tarde de segunda-feira, com chuva forte, persistente e generalizada no território de Portugal continental, vento forte e agitação marítima forte em toda a costa. 

Com as condições meteorológicas esperadas trazidas pela "depressão Bárbara", a Proteção Civil “chama a atenção para a possibilidade de inundações, para o piso rodoviário que poderá estar escorregadio e alerta para uma eventual formação de lençóis de água. Podem ainda ocorrer danos em estruturas montadas/suspensas e há a possibilidade de queda de ramos ou árvores, acidentes na orla costeira ou deslizamentos de terra”.

Para minimizar os efeitos do mau tempo, a Proteção Civil de Paredes recomenda a adoção de uma condução defensiva, reduzindo a velocidade, evitar os lençóis de água ou ter cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas.

A ANEPC recomenda também evitar a circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a cheias e inundações.

Top