REUNIÃO COM O PAN E APRESENTAÇÃO DO NOVO CANIL DE PAREDES

19 Fevereiro 2021

O Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, acompanhado do Vice-Presidente, Francisco Leal, reuniu esta manhã, 19 de fevereiro, com a Deputada do PAN - Partido das Pessoas, dos Animais e da Natureza, Bebiana Cunha, e elementos do PAN-Paredes, aproveitando a visita para dar a conhecer as políticas municipais relacionadas com a adoção e proteção dos animais e mostrou a obra da construção de um Centro de Recolha Oficial de Animais.

A nova estrutura está preparada para o alojamento de gatos e terá uma maior capacidade de alojamento para cães. Para além das boxes dos animais estará dotado, ainda, de estruturas de suporte que permitirão uma melhor resposta às necessidades do Concelho de Paredes e dos animais alojados, nomeadamente, jaulas de isolamento/quarentena e zonas para exercício exterior e passeio dos animais. Será possível alojar em simultâneo 42 cães e 24 gatos.

A obra está orçada em 219,255.97€ e tem um prazo de construção de seis meses.

Refira-se também que recentemente foi feito um investimento numa nova carrinha para transporte e recolha de animais.

A promoção de adoção é contínua e a todos os animais adotados por intermédio do município é oferecida a vacinação, a identificação eletrónica (chip) e a esterilização.

De salientar que a autarquia de Paredes irá aprovar, hoje, na Assembleia Municipal o Regulamento do Programa de Incentivo à Esterelização de cães e gatos, documento provado em Reunião de Câmara a 4 de fevereiro.

Com esta medida o Município de Paredes concederá apoios no âmbito médico veterinário, mais concretamente na esterilização de cães e gatos, nomeadamente, através da atribuição de cheque esterilização a animais, cujos detentores estejam em situação de vulnerabilidade económica.