CENTRO DE VACINAÇÃO DE PAREDES JÁ ABRIU E PODE VACINAR ATÉ 750 PESSOAS POR DIA

09 Março 2021

Abriu hoje, 9 de março, o Centro de Vacinação de Paredes, no Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo, com capacidade para vacinar contra a Covid-19 até 750 pessoas por dia.

A abertura foi assinalada com a presença do Diretor do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Tâmega II - Vale do Sousa Sul, Fernando Malheiro, acompanhado do Vereador da Saúde, Paulo Silva, do Vereador da Proteção Civil, Elias Barros, do Diretor Clínico do ACeS, Almiro Mateus, da Delegada de Saúde, Fátima Marques, e da enfermeira coordenadora, Iolanda Couto.

Na visita acompanhada pelos jornalistas, o diretor do AceS, Fernando Malheiro, revelou que “podem ser vacinadas até 750 pessoas por dia do Concelho de Paredes, naquele equipamento montado no pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo”.

O Vereador da Saúde, Paulo Silva, referiu que o “espaço disponibilizado pelo município tem capacidade para corresponder às necessidades, mas reúne condições para ser ampliado se isso for solicitado pelas autoridades de saúde e caso haja vacinas suficientes”.

Para o Vereador da Proteção Civil, “a abertura do centro de vacinação que estava já preparado pela autarquia há 3 semanas, é um momento de esperança para a população”.

O centro de vacinação de Paredes conta com quatro postos de vacinação, zona de recobro, zona de acolhimento e espera, gabinete médico e estacionamento. O Município de Paredes assegura o transporte aos munícipes que necessitarem.

O Diretor do AceS, Fernando Malheiro, sublinhou ainda que “a dimensão dos centros de vacinação montados em Penafiel e Paredes, hoje inaugurados, complementados pelo centro de saúde de Castelo de Paiva, que também integra o ACeS e tem capacidade para administrar a vacina a 200 pessoas por dia, serão capazes de, até setembro, abrangerem 90% dos cerca de 180 mil habitantes dos três concelhos”.

Até ao momento, foram vacinadas cerca de 5.000 pessoas, no conjunto dos três concelhos (Paredes, Penafiel e Castelo de Paiva), “número que está em linha com a média nacional”, segundo Fernando Malheiro.