Estacionamento na cidade de Paredes com novo regulamento aprovado pelo Executivo

18 Março 2021

Na reunião de Câmara desta quinta-feira, 18 de março, o Executivo aprovou por unanimidade o Regulamento Municipal das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada.

O documento, anteriormente submetido a consulta pública, terá ainda de ser discutido e votado na próxima Assembleia Municipal de abril e publicado em Diário da República para entrar em vigor.

O Presidente da Câmara de Paredes, Alexandre Almeida, sublinha que as alterações às regras de estacionamento servem essencialmente “para responder aos novos desafios da mobilidade na cidade de Paredes e possibilitar a melhor gestão e fiscalização das zonas de estacionamento de duração limitada, disciplinando o parqueamento e evitando que o mesmo seja efetuado de forma abusiva. Pretendemos igualmente contribuir para o maior bem-estar das populações e melhoria da qualidade de vida”.

A principal medida refere-se à possibilidade de anteceder a autuação nos termos do Código da Estrada, correspondente ao valor mínimo de 30 euros, que com o novo regulamento permite ao cidadão efetuar o pagamento da taxa de 6,60 euros, valor corresponde a um dia de estacionamento, no prazo de cinco dias úteis.

Das principais alterações ao anterior regulamento destaca-se, ainda, a redução do tempo de taxação dos parcómetros de 12h para 11 horas diárias, ou seja, o estacionamento é pago das 8h00 às 19h00, de segunda a sexta-feira. O novo regulamento introduz também a isenção de pagamento do estacionamento ao sábado que anteriormente era pago das 8h00 às 13h00.