Câmara de Paredes irá plantar este ano mais de 500 árvores de espécies autóctones

20 Março 2021

O Município de Paredes assinalou simbolicamente o Dia da Árvore e o início da Primavera com a plantação de uma árvore autóctone no Jardim de Infância do Monte, em Mouriz, atividade contou com a participação do Vice-Presidente do Município, Francisco Leal.

“Esta plantação é início da concretização do objetivo do Município, durante este ano, plantar mais de 500 espécies autóctones, desde medronheiros, castanheiros, sobreiros, azinheiras, romãzeiras, amieiros e pinheiros mansos, entre outras árvores folhosas”, anunciou Francisco Leal, Vice-Presidente do Município e responsável pelo pelouro do Ambiente.

Paralelamente, à plantação de árvores, as Eco-Escolas do ensino pré-escolar e 1° ciclo que já se encontram no ensino presencial, irão assinalar estes dias festivos com a construção de uma "Taça da Primavera" com plantas floridas oferecidas pela Câmara Municipal de Paredes.

Nestas iniciativas participam os Jardins de infância da Estrebuela, do Monte, de São Marcos e de Talhô, e as EB da Serrinha, de Recarei, de Rebordosa, de Bitarães, da Sobreira e de Vilela.

Está previsto, ainda, em cada estabelecimento de ensino, hastear a bandeira Eco-Escolas, a realização de atividades na horta, colocação de ninheiros para aves, sensibilização para utilização sustentável da água, entre outras atividades.

A autarquia pretende continuar a desenvolver ações de sensibilização ambiental junto das escolas, para “sensibilizar crianças e jovens para a adoção de comportamentos sustentáveis que ajudem toda a população à mudança de mentalidade e à consciencialização para reduzirmos a pegada carbónica e contribuirmos para proteger o meio ambiente”, refere Francisco Leal.