Paredes comemora o 25 de abril com concerto online “Por Terras do Zeca”

maria_filipa_vitor_davide_1
21 Abril 2021

Em Paredes, o 47º aniversário do 25 de abril será comemorado com restrições, considerando a atual situação pandémica. A data será assinalada online, nas redes sociais do Município, com a cerimónia dos discursos transmitida em direto às 11h00, a partir do auditório da Fundação A Lord, em Lordelo, seguindo-se, às 11h45, o espetáculo musical “Por Terras do Zeca” que terá em palco um conjunto de artistas que prestará tributo à obra de José (Zeca) Afonso, entre os quais se destaca o músico João Afonso, sobrinho de Zeca.

Neste espetáculo que revisita algumas das canções mais conhecidas de José Afonso, considerado um génio incomparável da música portuguesa, nas suas vertentes de compositor e poeta, serão ouvidos temas como «Verdes São os Campos», «Que Amor Não Me Engana», «Índios da Meia Praia» e «Venham Mais Cinco», com novos arranjos, e outras composições menos conhecidas pelo público, como «Papuça», «Lá no Xepangara» e «Ali Está o Rio».

O espetáculo “Por terras do Zeca” inclui igualmente canções originais baseadas na figura do músico, cantor e poeta e apresenta interpretações em diferentes formatos, em dueto, trio ou quarteto e a solo. Este concerto comemorativo conta com os arranjos e direção musical e guitarra acústica e violoncelo de Davide Zaccaria e com as vozes dos cantores João Afonso, Filipa Pais, Maria Anadon e Vitor Paulo, acompanhados por músicos conceituados na guitarra elétrica, no baixo e na bateria.

O Coro do 3º Ciclo do Conservatório de Música de Paredes vai integrar o espetáculo numa perspetiva de enriquecimento artístico local, com 22 elementos dirigidos pela professora Ana Santos.

O programa da Câmara Municipal de Paredes para comemorar “o Dia da Liberdade, este ano, contempla, ainda, a estreia do vídeo do concerto “Cantar Abril” com Fátima Neto, às 17h00. O concerto foi gravado na Igreja (Velha) Matriz de Rebordosa.