MUNICÍPIO DE PAREDES GARANTE 1,8 MILHÕES DE EUROS PARA REABILITAR E VALORIZAR O RIO FERREIRA

01 Maio 2021

A Câmara Municipal de Paredes assinou ontem, 30 de abril, em Coimbra, o protocolo de reabilitação e valorização do Rio Ferreira, em Lordelo, no âmbito de apresentação pública dos projetos de reabilitação e valorização fluvial ao abrigo do REACT-EU - Plano de Recuperação para a Europa.

Este acordo prevê um financiamento até 1,8 milhões de euros para a realização de obras de recuperação do Rio Ferreira e de reabilitação e valorização da zona envolvente do Parque do Rio Ferreira.

O protocolo assinado com a APA - Associação Portuguesa do Ambiente e o Município vai permitir recuperar o rio, as margens e a galeria ripícola, através de métodos naturais.

Para o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Francisco Leal, com o Pelouro do Ambiente,“este é um culminar do trabalho que o Município de Paredes tem desenvolvido na defesa do Rio Ferreira. É um passo importante para acabar com um problema que dura há mais de 20 anos e que assumimos como prioritário”.

O processo de reabilitação do Rio Ferreira, depois da construção da ETAR de Paços de Ferreira, ganhou novas perspectivas para o Município de Paredes, que “começou a trabalhar com as entidades competentes para que a reabilitação do rio do Rio Ferreira fosse uma realidade a curto prazo”, sublinha Francisco Leal.

“Este é o nosso contributo, mas é importante que todos os envolvidos façam a sua parte e o Município de Paredes não deixará de acompanhar a situação da ETAR de Paços de Ferreira, pugnando para que esta cumpra todas as regras ambientais, para que no futuro os erros do passado não se repitam”, refere o Vice-Presidente da autarquia de Paredes, anotando ainda que “a defesa dos Rios e do ambiente é uma luta diária para a qual todos devemos estar sensibilizados”.

A cerimónia contou com a presença do Senhor primeiro-ministro, António Costa e do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Matos Fernandes.

Foto: DR

Texto: IM