APRESENTAÇÃO DO PROJETO GEOpard – SOU LIVRE DE SER SAUDÁVEL

foto_2_geopard
15 Maio 2021

O Município de Paredes apresentou o projeto Europeu GEOpard, liderado pela Federação Italiana de Atletismo e cofinanciado pela União Europeia. A sessão decorreu esta sexta-feira, 14 de maio, no Centro Municipal de Marcha e Corrida, com o Vice-Presidente do Município, Francisco Leal, o Vereador do Desporto, Paulo Silva, e o técinico da autarquia responsável pelo projeto, Leonel Ferreira.

O projeto GEOpard desenvolve-se em conjunto com várias cidades europeias de Itália, Portugal, Alemanha, Estónia e Bélgica e que localmente, em Paredes, traduz-se numa ação de integração social, através do desporto, denominada “SOU LIVRE DE SER SAUDÁVEL”.

Paredes criou a ação local “SOU LIVRE DE SER SAUDÁVEL” onde os paredenses se podem associar, aceitando o desafio de participar na utilização de uma App (GEOpard/Ustep), a instalar no telemóvel e que faz o registo dos quilómetros efetuados, sejam a caminhar e/ou a correr.

A Câmara Municipal de Paredes, em parceria com o CLDS 4G, a Associação Noturnos de Paredes, o Centro Cultural e Recreativo de Vilarinho de Baixo - Kemedo Team, a Associação ParJovem e a Associação Paredes Aventura, vai dinamizar, entre maio e setembro, várias atividades de corrida e caminhada que têm como principal objetivo a promoção de estilos de vida mais ativos e saudáveis, apelando também ao desconfinamento consciente e responsável.

No GEOpard – 2021 - são convidados vários “embaixadores” principalmente desportistas para dar testemunho de incentivo e apelar à participação de toda a comunidade neste desafio "SOU LIVRE DE SER SAUDÁVEL".

A ideia geral do desafio é somar quilómetros de corrida ou caminhada nos parques, nos trilhos, nas ruas de Paredes e juntar o máximo de pessoas possível de forma a contribuir estimular mais pessoas a terem hábitos de atividade física, socializarem e tornarem-se mais saudáveis.

Neste projeto liga-se digitalmente, através do desporto, pela caminhada ou corrida, duas cidades: a cidade italiana Catania e a cidade/concelho de Paredes, em Portugal.

O projeto SOU LIVRE DE SER SAUDÁVEL está a programar diversas iniciativas para a semana europeia de desporto e o dia mundial da atividade física que se comemora a 29 setembro.

O GEOpard terá o seu desenvolvimento durante o ano de 2021. Em 2022 dará lugar ao Geolab que consta de cada país selecionar 15 jovens para formação de treinadores de rua, na modalidade de corrida. Durante este ano vamos fazer essa seleção para em janeiro dar início ao Geolab.

Link: https://www.facebook.com/geopardproject

Link: https://www.geo-pard.com/