SUGESTÃO DE LIVROS | POR ANA DAMIÃO

25 Junho 2021

Ana Mafalda Damião é licenciada em História e Pós-Graduada em Multideficiência e Bibliotecas Escolares.

Professora, escritora e formadora de professores nas áreas de escrita criativa e animação de leitura. Atualmente, Vive na cidade do Porto.

OBRA DE REFERÊNCIA:

"Manhã Submersa"

Autor: Vergílio Ferreira

Uma obra que, pela mão de uma criança, nos transporta para o cinzento da vida, das desigualdades sociais, da pobreza, do isolamento geográfico. Comovedor desde o início, este romance transporta-nos para um passado nacional em que o sacerdócio era visto como uma das formas de sair do ciclo da pobreza familiar, não tendo em conta os desejos dos meninos que para lá eram “empurrados” pelas mãos dos mais abastados, que consideravam ser este um ato de caridade a que os pobres deveriam estar gratos. António, a nossa personagem criança relata-nos a saudade, a tristeza, o “frio”, a solidão e o medo de um lugar repleto de regras, onde a individualidade e a privacidade não existem. Terminando de uma forma triste, a história desta personagem mostra-nos como a coragem nasce do desespero fazendo-nos acreditar que, mesmo nas situações mais adversas, o sonho de uma vida diferente não morre em nós.

Sugestões de Livros e Leituras:

Eurico, o Presbítero - Alexandre Herculano
A voz dos Deuses - João Aguiar