Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

site_video

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

#CULTURA EM CASA // Apontamentos da nossa história | Arquitetura tradicional em xisto: a casa de pátio fechado em Paredes

#CULTURA EM CASA // Apontamentos da nossa história | Arquitetura tradicional em xisto: a casa de ...
1
2
3
4
5
6
7
8
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
19 Agosto 2021

As casas de pátio fechado são uma das mais notáveis estruturas construídas associadas à atividade agrícola.

Quando nos dirigimos para o sul do concelho de Paredes, nos lugares de Aguiar, Senande, Sarnada, Brandião, Alvre e Santa Comba, encontramos, de forma mais persistente, este tipo de estrutura habitacional construída em xisto, que se distinguem na paisagem e define aqueles lugares de origem medieval.

Geologicamente enquadram-se ao longo de uma extensa faixa que atravessa o concelho de Paredes de NW para S/SE e na qual ocorrem rochas metassedimentares, com principal destaque para os xistos (e por vezes os quartzitos).

Os xistos, enquanto rocha predominante, são a matéria-prima escolhida para a construção das mais diversas infraestruturas associadas à arquitetura tradicional vernacular, nas quais estão, claramente, incluídas as casas de pátio fechado.

As típicas casas de pátio fechado caracterizam-se em planta, por apresentar um pátio ou quinteiro fechado, à volta do qual se dispõem as construções habitacionais e todas as estruturas de apoio à autossubsistência, nomeadamente as cortes para os animais, a casa para as alfaias agrícolas, a casa da palha e a casa do tear. O conjunto habitacional no seu todo é normalmente murado, tornando-se numa estrutura defensiva ao acesso e aos olhares.

Em termos construtivos é possível observar as estruturas arquitetónicas em xisto nu, de paredes espessas, cobertura de duas águas e algerozes em placas de lousa, pousam sobre as paredes. Por vezes as padieiras e ombreiras e não raro os cunhais são de granito. As janelas são pequenas e o acesso ao interior faz-se, exclusivamente, por uma larga porta – fronha que se abre num simples muro, com coberto de duas águas. A aplicação das placas de lousa observa-se também no lajeado das eiras, espaço fundamental para a secagem dos cereais e encontros sociais para as atividades etno-agrícolas (desfolhadas…), construções que normalmente ficam no exterior do núcleo murado.

Socialmente, as casas de pátio fechado são edificações adotadas quer pelas famílias abastadas, quer pelas famílias mais modestas ou mesmo mais pobres, facto que se prende, eventualmente, ao isolamento, à autossubsistência, à funcionalidade e concentração das tarefas e à proteção das pessoas e bens.

Agosto de 2021

Maria Antónia Silva

Natália Félix

Top