Paredes assinalou Dia Mundial da Metrologia com exposição Pesos e Medidas

23 Maio 2017

A Câmara Municipal de Paredes assinalou o Dia Mundial da Metrologia com a organização da exposição Pesos e Medidas, inaugurada, este sábado, 20 de maio de 2017, no Centro de Informação da Rota do Românico de Paredes.

Na exposição, que está patente ao público até 20 de junho próximo, é possível observar um importante espólio usado pelos aferidores do município de Paredes, em oficina ou em serviço externo, durante o século passado. Podem também ser vistos utensílios antigos de pesar e medir, usados no quotidiano dos paredenses e ainda as medidas utilizadas desde do século XIII no território do atual concelho de Paredes.

Na cerimónia inaugural o aferidor/historiador do município de Valença, José António Martins Costa, proporcionou a todos os presentes um melhor entendimento do sistema métrico e do papel do aferidor municipal, destacando, com os seus conhecimentos e experiência, a funcionalidade dos utensílios.

A exposição pode ser visitada, às sextas-feiras, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30m; aos sábados, das 10h00 às 12h30; e nos restantes dias mediante marcação prévia através dos telefones 255 788 973/4 ou do endereço de correio eletrónico arqueologia@paredes.pt.