A TERRA TREME 2021 | Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico - 5 de novembro, às 11h05

02 Novembro 2021

A TERRA TREME é um exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico promovido anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em colaboração com diversas entidades públicas e privadas. Este ano, a 9.ª edição realiza-se no próximo dia 5 de novembro, às 11:05 horas, data que coincide com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, efeméride instituída pela ONU. A iniciativa insere-se nas atividades integrantes da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva e visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo. O Exercício propriamente dito compreende a prática de 3 gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo. A ação desenrola-se durante um (1) minuto, no qual os participantes, individual ou coletivamente (famílias, escolas, empresas, instituições publicas, privadas ou associativas), executam os 3 gestos de autoproteção: Baixar, Proteger e Aguardar.

É objetivo de A TERRA TREME sensibilizar os cidadãos para o facto de viverem numa sociedade de risco, desafiando-os a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes a catástrofes. Além das Escolas, cuja adesão à iniciativa tem sido expressiva, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil tem procurado alargar a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e o conhecimento sobre o que fazer antes, durante e depois de um sismo a outros setores da sociedade civil, de modo a alcançar-se uma maior resiliência, individual e coletiva, entre a população. Nesse sentido, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil convida todas as Instituições a associarem-se a esta iniciativa pública, promovendo a sua participação no Exercício A TERRA TREME.

A participação na iniciativa poderá ser feita de múltiplas formas:

•  A promoção da resposta a um inquérito (aos trabalhadores/colaboradores) que visa aferir o grau perceção do risco sísmico (www.aterratreme.pt/inquérito);
  •  A realização de uma sessão de esclarecimento interna (para os trabalhadores/colaboradores) dedicada à explicação das medidas preventivas e dos comportamentos de autoproteção a adotar nas nossas casas e nos locais de trabalho;
  • A divulgação na página Institucional e noutros suportes digitais, do envolvimento e participação da Instituição na iniciativa;
  • A divulgação através do correio eletrónico interno por todos os trabalhadores/colaboradores de informação sobre medidas preventivas e comportamentos de autoproteção a adotar em caso de sismo/tsunami;
  • A inscrição individual e/ou da Instituição no sítio digital www.aterratreme.pt;
  • A revisitação dos procedimentos preventivos e de emergência para fazer face a um evento de sismo e/ou tsunami;
  • A realização de um exercício de teste à evacuação por ocasião de 5-11- 2021, data escolhida para a realização do exercício A TERRA TREME, assim como, dinamizando outras ações que possam enriquecer a agenda da iniciativa.

No contexto da iniciativa, a ANEPC criou:

• O sítio digital www.aterratreme.pt, que disponibiliza informações sobre o Exercício e recursos de divulgação;
  • O vídeo promocional sobre os três gestos que salvam: Baixar, Proteger e Aguardar;
  • O cartaz alusivo à 9.ª edição Exercício A TERRA TREME
  • A hashtag #ATerraTreme destinada a identificar nas redes sociais as publicações pessoais/institucionais relacionadas com a iniciativa.

A ANEPC convida, assim, os cidadãos e as Entidades a inscreverem-se em www.aterratreme.pt e a participarem como demonstração do seu compromisso pessoal/institucional para com a causa da proteção e segurança, e como forma de apoio e expressão pública do seu envolvimento no exercício A TERRA TREME.

O sucesso deste projeto de cidadania depende do grau de sensibilização de cada um de nós para este tema, nomeadamente do nosso envolvimento e participação ativa no Exercício.

Todos podem e devem participar: individualmente ou em grupo, em qualquer local onde se encontrem. Divulgue esta iniciativa junto da sua família, dos seus amigos e colegas de trabalho. Porque TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL!

Para mais informações: www.aterratreme.pt

Texto: ANPC