Município de Paredes recebe comitiva Erasmus + com projeto de 'experiências educativas interculturais'

Município de Paredes recebe comitiva Erasmus + com projeto de "experiências educativas intercultu...
09 Novembro 2021

O projeto Clickids Clube, do programa Erasmus +, trouxe a Paredes 15 educadores de infância e gestores de escolas da Roménia, Letónia, Reino Unido e Turquia, para uma troca de experiências educativas interculturais. O objetivo da iniciativa, promovida pelo Agrupamento de Escolas de Vilela, é aumentar as competências no uso da tecnologia na educação pré-escolar, promover a inclusão social e a cidadania ativa, internacionalizar as atividades educativas e informar sobre o projeto da União Europeia e sobre o sistema educativo dos países parceiros.

A comitiva foi recebida pelo Vereador da Educação, Paulo Silva, esta terça-feira, dia 9, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Paredes. Na receção de boas-vindas, o membro do executivo sublinhou a importância deste projeto para “a partilha de diferentes perspetivas e métodos” e afirmou que a autarquia tem feito um esforço “para se adaptar às mudanças do sistema de ensino e para estar sempre ao lado das escolas do Concelho”.

“Os desafios que a educação enfrentou devido à pandemia” foram abordados por Gabriela Alexandrescu, professora da Roménia e coordenadora do projeto Clickids. O Diretor do Agrupamento de Escolas de Vilela, Albino Pereira, destacou o esforço do Município de Paredes nessa fase, “com o fornecimento de computadores e tablets para o ensino online”.

Os parceiros do programa Erasmus + seguiram, depois, para o Campo de Golfe do Aqueduto, para uma atividade desportiva.

A visita decorre até sexta-feira, dia 12.