Via Lucis recriou Ressurreição de Jesus Cristo

SDC11193
SDC11203
29 Maio 2017

A Ressurreição de Jesus Cristo foi recriada pelo terceiro ano consecutivo no Lugar de Castromil, Aldeia de Portugal, na Vila da Sobreira, este domingo, 28 de maio. A Via Lucis, que recria um momento fundamental da Bíblia e do catolicismo, iniciou o seu percurso junto do Centro de Interpretação das Minas de Ouro de Castromil e Banjas, percorrendo os vários cruzeiros, onde foram encenados, em cada um deles, os momentos litúrgicos. A Procissão terminou no monte do Calvário com todos os participantes reunidos.

O programa deste ano começou, logo pela manhã, com visitas guiadas ao Centro Interpretativo e às Minas de Castromil, para, da parte da tarde, se realizar a recriação da Via Lucis através da interpretação das cenas, em tempo real, de vários momentos que medeiam o período desde a Ressurreição de Cristo até ao Pentecostes.

A responsabilidade do espetáculo ficou a cargo de Susana Paiva, uma das encenadoras do PT Paredes com Teatro. Para o corpo de atores, tal como em edições anteriores, foram recrutadas pessoas da freguesia da Sobreira e de freguesias vizinhas.

“A participação da população da vila da Sobreira e de outras freguesias leva a que esta recriação aumente a sua qualidade de ano para ano. Todo este envolvimento ajuda ainda mais à valorização do lugar de Castromil”, salienta Pedro Mendes, vice-presidente da Câmara Municipal de Paredes.