Paredes no Congresso Nacional das Cidades Educadoras realizado na Guarda

cidades_educadoras_2
31 Maio 2017

A Câmara Municipal de Paredes participou no VII Congresso Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, realizado, na cidade da Guarda, de 25 a 27 de maio, subordinado ao tema “Identicidades”. O neologismo do título surge para fomentar a reflexão e análise conceptual em torno dos elementos que constituem a identidade das cidades através de três eixos: Identidade e Cidadania; Espaços Urbanos; e o Papel da Cultura e a Identidade das Cidades.

O município de Paredes foi selecionado para relatar duas experiências: a da “Casa da Juventude de Paredes”, apresentada por Manuel Gomes, responsável pela sua implementação; e a do “Serviço educativo da Rota do Românico: o caso das Escolas do Município de Paredes”, apresentada por Joaquim Costa, da Rota do Românico do Vale do Sousa.

Paralelemente, coube ainda a Paredes a moderação de dois painéis, inseridos na programação do congresso, sobre as temáticas “espaços urbanos” e “o papel da cultura e a identidade das cidades”.

A Associação Internacional das Cidades Educadoras é uma associação de Governos locais sem fins lucrativos, que procura trabalhar em cooperação entre cidades e organismos nacionais e internacionais. Atualmente é constituída por cerca de 500 cidades de 40 países. O município de Paredes aderiu ao movimento em 2007.