Município de Paredes promoveu ação de sensibilização sobre violência no namoro

28 Março 2022

A Câmara Municipal de Paredes, em parceria com o Projeto Paredes Integra CLDS - 4 G, dinamizou, esta segunda-feira, dia 28, uma ação de sensibilização sobre violência no namoro, realizada na Escola Secundária de Vilela.

O objetivo da iniciativa passou por aprofundar e debater esta problemática, apresentar os vários tipos de violência e alertar para as consequências e impacto da violência no namoro.

A ação dividiu-se em duas sessões, que contaram com a presença de oito turmas dos 10º, 11º e 12º anos. "É muito importante debatermos esta temática, porque, infelizmente, é um problema muito presente na nossa sociedade, sobretudo, nas gerações mais jovens", referiu Diogo Barbosa, aluno do 12º ano. "Com esta palestra, aprendi, sobretudo, quais os contactos e meios que temos ao nosso dispor caso verifiquemos uma situação de violência", acrescentou.

A importância de debater a violência no namoro foi, também, referida por Mafalda Brito, aluna do 12º ano: "A presença das psicólogas do Município foi muito importante, para nos ajudar saber mais sobre este tema e para sabermos como agir se formos vítimas. No caso de me encontrar no papel de agressor, claramente, devo mudar a minha atitude e educar-me sobre o assunto. Caso seja vítima, posso recorrer ao apoio da autarquia e de associações", sublinhou a aluna do 12º ano.

A iniciativa contou com a colaboração de um grupo de alunos do 12º ano de Línguas e Humanidades, no âmbito de um trabalho da disciplina Geografia C, para o projeto "Nós Propomos" do IGOT - Instituto de Geografia e Ornamento do Território.

Contactos e apoios para as vítimas de violência no namoro:

Esaço Vida - SAIV Paredes - 255 788 931

APAV - 707 200 077

Serviço de Informação às Vítimas de Violência Doméstica - 800 202 148

CIG - 3060 (enviar mensagem)

Ministério Público - 255 788 470