Município de Paredes dedica dia à Atividade Física

05 Abril 2022

No âmbito do Dia Mundial da Atividade Física, que se celebra amanhã, dia 6 de abril, o Município de Paredes vai dinamizar um conjunto de atividades no Pavilhão Multiusos de Paredes e no Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo.

Destaque para a apresentação do projeto piloto 2.0 da Direção Geral de Saúde do Programa de Promoção da Atividade Física do ACES e da Consulta de Atividade Física, do qual o Município faz parte. Este projeto, direcionada a todos os utentes com problemas mentais e com diabetes, irá realizar consultas de promoção para a prática de Atividade Física na USF de Baltar. A apresentação oficial será no Pavilhão Multiusos de Paredes, pelas 10h00, e contará com a presença dos Vereadores dos Municípios aderentes à iniciativa, Renato Almeida e Paulo Silva, Vereadores da Câmara de Paredes, Liliana Vieira, Vereadora da Câmara de Castelo de Paiva e Pedro Cepeda, Vereador da Câmara de Penafiel. Fernando Malheiro, Diretor Executivo do ACES Tâmega II Vale do Sousa Sul, estará também presente.

Estimular a prática regular de exercício e da atividade física regular é o propósito do conjunto de iniciativas dinamizadas pela autarquia, que procura melhor a qualidade de vida dos cidadãos, diminuir o número de pessoas sedentárias no Concelho e incentivar a população a adotar um estilo de vida mais saudável e feliz.

Assim, em simultâneo à apresentação do projeto piloto, no Pavilhão Multiusos de Paredes, decorrerão várias iniciativas dedicadas ao Dia Internacional da Atividade Física como um Torneiro de Boccia, uma aula de exercício físico do Programa “Mais Vida Ativa”, um Cordão Humana pela Paz, uma vez que também se celebra o Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e Paz, workshops e uma caminhada GeoPard. Por fim, no Pavilhão Rota dos Móveis irão realizar-se uma aula de Yourfit Body e uma aula de YourFit Pulse.

PROGRAMA:

Pavilhão Multiusos de Paredes

10h00 – Sessão de apresentação: Consulta de Atividade física Piloto do Serviço Nacional de Saúde
10h00 – Torneio de Boccia “Programa Mais Vida Ativa” – Juntas de Freguesia
11h00 – Aula de Atividade Física “Programa Mais Vida Ativa”
14h30 – Torneio de Boccia “Programa Mais Vida Ativa” – IPSS’S do Concelho
14h30 – Workshop “Eu Sou Desporto: +ativo +saudável + feliz”
15h30 – Workshop “Eu Sou Desporto: +Envelhecimento ativo e saudável”
15h30 – Aula de Atividade Física “Programa Mais Vida Ativa”

Centro de Marcha e Corrida de Paredes

19h00 – Caminhada GeoPard (em caso de condições meteorológicas desfavoráveis a caminhada será substituída por aula de dança no Pavilhão multiusos de Paredes)

Pavilhão Rota dos Móveis, Lordelo