Mais de 700 pessoas acima dos 50 anos praticam atividade física em Paredes em programas da Câmara

06 Abril 2022

O Município de Paredes promove a atividade física, junto da população local, através de oito programas ativos que envolvem cerca de 700 participantes no projeto "Mais Vida Ativa", iniciativa que se destina à população com mais de 50 anos, com duas aulas semanais de exercício físico e uma aula semanal de boccia, em várias freguesias do Concelho.

Paredes assinala o Dia Internacional da Atividade Física, esta quarta-feira, dia 6 de abril, data celebrada por mais de 120 países, com o objetivo de difundir a prática desportiva e orientar a população para uma vida mais saudável.

"Com estas iniciativas, o Município pretende aumentar o número de habitantes do Concelho de Paredes a frequentar uma atividade física regular semanal, diminuir o número de pessoas sedentárias e diminuir doenças como a diabetes, por exemplo, e incentivar a população a adotar um estilo de vida mais saudável e feliz", sublinha o Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida.

"O nosso objetivo é sem dúvida estimular os munícipes para a prática de desporto e para o envelhecimento ativo e saudável", refere o autarca.

Assim sendo, além do programa "Mais Vida Ativa", o Município dinamiza junto da comunidade paredense mais quatro iniciativas de atividade física o “Paredes Ativo”, o “Viver Melhor”, o “Treina Connosco” e o “Sou Livre de Ser Saudável”.

O “Paredes Ativo” desenvolve atividade outdoor e indoor tendo como objetivo tornar a prática desportiva um hábito semanal, o “Viver Melhor” é um projeto de exercício físico para doentes e ex-doentes oncológicos, o “Treina Connosco” fomenta a prática de corrida ou caminhada na primeira e terceira quarta-feira do mês, e o “Sou Livre de Ser Saudável” consiste na monitorização sobre a utilização da corrida ou caminhada nos parques, trilhos e ruas.

A autarquia dispõe ainda do Centro Municipal de Marcha e Corrida de Paredes que disponibiliza aos munícipes e atletas acompanhamento específico na área da corrida, com presença de técnicos especializados, de quatro Piscinas Municipais para a prática e ensino da natação e Eco Caminhadas nos Parques de Lazer do Concelho.

Todos estes programas são gratuitos à exceção da utilização das Piscinas Municipais, onde o custo é calculado de acordo com a idade e modalidade do visitante.

No Dia Internacional da Atividade Física, a autarquia de Paredes desenvolve várias ações, desde logo, a apresentação do projeto piloto 2.0 da Direção Geral de Saúde do Programa de Promoção da Atividade Física do ACES e da Consulta de Atividade Física, do qual o Município faz parte. Este projeto, direcionado a todos os utentes com problemas mentais e com diabetes, irá realizar consultas de promoção para a prática de Atividade Física na USF de Baltar.

Em simultâneo, no Pavilhão Multiusos de Paredes, decorrerão várias iniciativas dedicadas ao Dia Internacional da Atividade Física como um Torneio de Boccia, uma aula de exercício físico do Programa “Mais Vida Ativa”, um Cordão Humana pela Paz, uma vez que também se celebra o Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e Paz, workshops e uma caminhada GeoPard. Por fim, no Pavilhão Rota dos Móveis irão realizar-se uma aula de Yourfit Body e uma aula de YourFit Pulse.

Segundo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (Global Recommendations on Physical activity for Health), os Programas de atividade física aconselham a 30 minutos diários de atividade física moderada ou intensa para os adultos e 60 minutos diários para crianças e jovens.