Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

tomadaposse

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Paredes dá voz ao Jazz & Blues Fest nos dias 17 e 18 de junho com concertos gratuitos

Paredes dá voz ao Jazz & Blues Fest nos dias 17 e 18 de junho com concertos gratuitos
13 Junho 2022

Está de regresso, nos dias 17 e 18 de junho, o Paredes Jazz & Blues Fest, um festival recente que pretende divulgar os músicos portugueses, privilegiando o Jazz vocal e a promoção do Blues nacional. A segunda edição tem em palco as bandas "Budda Power Blues", "Jogo de Damas", "Bejazz" e da "Paredes Big Band", na Casa da Cultura, com entrada gratuita.

A programação começa dia 17 de junho, com uma atuação dos músicos portuenses “Bejazz”, às 22h00. O grupo destaca-se pela irreverência e criação de uma sonoridade contagiante, alegre, cheia de vida e expansiva. Segue-se em palco, às 23h30, o grupo vocal de jazz “Jogo de Damas” para um espetáculo que conjuga temas à capella com músicas acompanhadas por um trio de jazz – piano, contrabaixo e bateria. O conjunto foi constituído em 2009, no Porto, por três conceituados músicos do jazz português.

No sábado, 18 de junho, segundo dia do festival, está prevista a atuação do grupo local “Paredes Big Band”, pelas 22h00. Esta banda formada em 1995 apresenta sonoridades do jazz ensemble típico de uma formação big band, constituída por cinco saxofones, quatro trombones, quatro trompetes, contrabaixo/baixo elétrico, guitarra, piano, bateria, percussão e duas vozes feminina e masculina, com um repertório baseado no jazz da era dourada do swing, entre outras vertentes do jazz.

O concerto dos “Budda Power Blues” é certamente muito aguardado pelo público do festival. Considerados uma das melhores bandas de blues nacional, os Budda Power Blues são Budda Guedes (guitarra e voz), Nico Guedes (bateria) e Carl Minnemann (baixo). O improviso e a forma "explosiva" como se apresentam ao vivo nos principais festivais de blues em Portugal e no mundo criam alguma expectativa para a atuação em Paredes.

O Festival de Jazz & Blues é organizado pelo Município de Paredes, com o apoio da Porta Jazz e da ASEP – Associação de Empresas de Paredes. Ainda no âmbito do festival, a Associação Porta Jazz irá promover oficinas musicais nos dias 25 de junho, 2 de julho, 9 de julho, 22 de julho e 23 de julho, na freguesia de Parada de Todeia, no Concelho de Paredes, com inscrições gratuitas através do 255 137 918.

Além dos concertos do Jazz & Blues Fest, vai poder apreciar os sabores da gastronomia tradicional. A autarquia de Paredes associou-se à iniciativa do Turismo Porto e Norte, promovendo os “Fins de Semana Gastronómicos”, entre 17 e 19 de junho, um evento dedicado a promover e a divulgar a riqueza dos sabores tradicionais da gastronomia local, com destaque para o cabrito assado no forno a lenha, a sopa seca e o Pão de Ló que pode encontrar em sete restaurantes aderentes: “Os Frades”, “Casa do Baixinho”, “Solar da Brita”, “Temos Pena”, “Cozinha do Românico”, “Cozinha da Terra” e a “Tasca do S’Zé”. Associam-se também à iniciativa os empreendimentos turísticos “Casa de Louredo – Casa de Campo” e “Casa da Torre”.

cartaz_jazz

Top