Abóbora vencedora do Concurso de Hortícolas gigantes 'O Maior da Minha Aldeia' é de Paredes e atingiu 372 quilos

Abóbora vencedora do Concurso de Hortícolas gigantes "O Maior da Minha Aldeia" é de Paredes e ati...
19 Setembro 2022

Esta quarta edição do Concurso de Hortícolas gigantes "O Maior da Minha Aldeia", que decorreu no Parque Natural da Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa, nos dias 16, 17 e 18 de setembro, premiou a abóbora produzida em Paredes, com 372 quilos, que atingiu assim o primeiro lugar no pódio. João Cardoso, de Duas Igrejas, Paredes, foi o grande produtor vencedor do concurso.

A entrega de prémios aos vencedores do Concurso de Hortícolas Gigantes contou com a presença da Vereadora do Município de Paredes, Tânia Ribeiro, do Presidente da Junta de Aguiar de Sousa, Fernando Santos, entre outros convidados.

Os primeiros prémios, na categoria de abóbora, são patrocinados pelo Banco Crédito Agrícola. O concurso é promovido pela Câmara Municipal de Paredes e homologado pelo GPC – Great Pumpkin Commonwealth.

Recorde-se que a iniciativa contou com 56 participantes no Concurso de Hortícolas Gigantes.

O IV Concurso de Hortícolas Gigantes de Paredes "O Maior da Minha Aldeia" premiou ainda em segundo lugar Joaquim Cardoso, também de Duas Igrejas, com uma abóbora de 315 quilos. Joel Faustino de Atouguia da Baleia, Peniche, ficou no terceiro lugar com a sua abóbora que pesou 263 quilos.

O prémio concelhio foi também atribuído a João Cardoso e Joaquim Cardoso, tendo ficado em terceiro lugar Fernando Santos, produtor e Presidente da Junta de Aguiar de Sousa, Paredes, com uma abóbora de 255 quilos.

Refira-se que em 2021, a maior abóbora a concurso atingiu 699 quilos.

Na categoria de melancia o primeiro prémio foi para José Rui Santos, de Paderne, Faro, que apresentou a maior melancia a concurso, com 61 quilos, e também o maior melão, com 16 quilos. Na categoria de tomate ficaram empatados em primeiro lugar Diogo Barbosa, de Folgosa, Maia, e Manuel Machado, de Mouriz, Paredes, que trouxeram um exemplar de tomate de 1.130 quilos.

O valor monetário dos prémios varia entre os 50 aos mil euros, dependendo das categorias. A concurso estão abóboras, tomates, melões e melancias. O concurso oferece prémios aos três vencedores por categoria: Abóbora – 1000€ (1.º lugar), 500€ (2.º lugar) e 200€ (3.º lugar); Melancia – 500€ (1.º lugar), 200€ (2.º lugar) e 100€ (3.º lugar); Melão – 200€ (1.º lugar), 100€ (2.º lugar) e 50€ (3.º lugar) e Tomate - 200€ (1.º lugar), 100€ (2.º lugar) e 50€ (3.º lugar).

O Parque da Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa, em Aguiar de Sousa, acolheu o evento que este ano juntou uma feira de gastronomia e de venda de hortícolas e produtos locais e regionais. A festa contou ainda com animação infantil, um trilho e animação musical.

Para facilitar o acesso ao evento, o Município de Paredes disponibilizou transporte, em diversos horários, desde o terreno do futuro Parque de Campismo de Alvre até ao recinto do evento e, ainda, parques de estacionamento gratuitos.