Paredes assinala “Semana do Animal” com ações de sensibilização e Celebração da Bênção de Animais

30 Setembro 2022

Entre 1 e 8 de outubro, o Município de Paredes, em parceria com o CROA – Centro de Recolha de Canídeos, vai promover a “Semana do Animal”, com o mote “Celebra a Partilha do Planeta com os Animais”. A iniciativa ficará marcada pela Celebração da Bênção de Animais, no dia 8, às 10h00, no Parque da Cidade de Paredes.

Ao longo da semana, serão desenvolvidas ações, dirigidas aos alunos do Concelho, que visam contribuir para um mundo mais equilibrado, respeitando as necessidades dos animais.

No dia 1, os participantes serão desafiados a descobrir nos rótulos dos alimentos de origem animal como foi assegurada a qualidade de vida dos animais que os originaram. No segundo dia, o desafio para por “observar o que te rodeia, descobrir os animais, ver o que eles estão a fazer e registar”. A pesquisa de locais onde são cuidados os animais abandonados é a tarefa para o dia 3 de outubro.

No Dia Mundial do Animal, dia 4, os munícipes são desafiados a partilhar uma fotografia do seu animal no Instagram ou Facebook do CROA Paredes.
Nos dias seguintes, as ações de sensibilização consistem na “Pesquisa nos Zoológicos e centros de recuperação, a forma como contribuem para os projetos de conservação e preservação das espécies animais”, no dia 5, “Descobre como deves proceder para denunciar uma situação de abandono ou maus tratos a animais”, no dia 6, e “Observa se estão a ser asseguradas as 5 liberdades do bem-estar animal nos animais que te rodeiam e conclui se consegues contribuir para melhorar o seu bem-estar”, no dia 7.

A Semana do Animal encerra com a Celebração da Bênção de Animais, no dia 8, no Parque da Cidade de Paredes, às 10h00. A iniciativa vai contar, ainda, com uma Demonstração da Equipa Cinotécnica da GNR, às 10h30.

cartaz + programação