Paredes tem 21 Eco-Escolas

04 Outubro 2022

A cerimónia de entrega das bandeiras verdes decorre dia 12 de outubro, em Valongo. As 21 escolas de Paredes galardoadas com a distinção Eco-Escolas recebem também no "Dia das Bandeiras Verdes" os prémios que ao longo do ano as várias escolas foram conquistando nos concursos e desafios lançados pela organização "Bandeira Azul".

Refira-se que as escolas de Paredes recebem o selo de Eco-Escola, pelo trabalho desenvolvido em prol do ambiente e da sustentabilidade no ano letivo 2021/2022, comprometendo-as para continuar este trabalho de excelência com os alunos, tornando-os mais conscientes e responsáveis no que toca à conservação do ecossistema e salvaguarda dos recursos naturais.

De sublinhar que as 21 escolas do município, desde o pré-escolar ao secundário, aumentaram desde a última edição em mais 3 escolas galardoadas.

As Eco-Escolas de Paredes são as seguintes:
- JI da Pulgada;
- JI de Talhô – Gondalães;
- JI São Marcos;
- JI da Estrebuela;
- JI do Monte;
- EB1 da Sobreira;
- EB de Recarei;
- EB da Serrinha;
- EB1 de Rebordosa;
- EB de Vilela;
- EBS da Sobreira;
- EBS de Rebordosa;
- EBS de Vilela;
- EBS de Lordelo;
- EBS de Cristelo;
- EBS Daniel Faria de Baltar;
- EBS de Paredes;
- Conservatório de Dança Vale do Sousa;
- Colégio Casa-Mãe;
- Instituto de Formação Profissional da CESPU;
- CFPIMM (Centro de Formação Profissional das Indústrias da Madeira e Mobiliário).

Para além das Eco-Escolas, este ano, Paredes viu reconhecido mais um Eco-Agrupamento, onde todas as escolas do agrupamento são Eco-Escola. Assim sendo, ao Eco- Agrupamento de Vilela, juntou-se o Eco-Agrupamento da Sobreira com o JI da Pulgada a entrar na lista das Eco-Escolas, perfazendo o Eco-Agrupamento com a EB1 da Sobreira, a EB de Recarei e a EBS da Sobreira.

O trabalho desenvolvido pelo município de Paredes na dinamização das Eco-Escolas é repartido com as freguesias, as escolas e parceiros locais. Trata-se de uma ação contínua na promoção da educação ambiental, respeitando os valores e proteção da vida terrestre e dos meios aquáticos e em conjunto lutar contra as alterações climáticas, servindo como impulso os objetivos do desenvolvimento sustentável.