Casa da Cultura de Paredes acolhe concerto dos Echoes Duo

21 Novembro 2022

Na próxima sexta-feira, dia 25, às 21h30, a Casa da Cultura de Paredes será palco do concerto dos Echoes Duo, constituído pelo saxofonista Luís Coelho e pelo pianista Bernardo Pinhal.

Segundo os artistas, "Echoes” assume dois significados neste recital: por um lado, faz ecoar a sonoridade do saxofone em vários estilos musicais, revelando a adaptabilidade do instrumento, e, por outro, é uma metáfora para a reinterpretação de obras com mais de 50 anos".

Luís Coelho, natural de Paredes, ingressou na música com cerca de 8 anos na Escola de Música da Banda Musical e Cultural de Paço de Sousa e prosseguiu os estudos no Conservatório de Música do Porto. Atualmente é licenciado em Música pela Universidade do Minho e Mestre em Ensino de Música pela mesma instituição e já lecionou várias Masterclasses e Recitais, sendo artista Artway Showcase e Selmer. O músico é membro fundador do “Iberian Quartet”, com o qual já se apresentou em Portugal, Espanha e Croácia, bem como do “Merus Ensemble”. Foi, ainda, galardoado com o 1º Prémio (ex aequo) no Concurso Interno do Conservatório do Porto 2011; Prémio Casa da Música/CMP 2011; 2º Prémio (ex aequo) no Prémio Jovens Músicos (PJM), na Categoria A| Solistas| Nível Médio 2012; 2º Prémio no 1º Concurso Internacional Saxoporto, categoria A, em 2013; 3º Prémio do Concurso Santa Cecília 2016, promovido pela Universidade do Minho.

Já Bernardo Pinhal é natural do Porto, cidade onde se licenciou em piano na ESMAE. O artista prosseguiu os estudos na Escuela Superior de Música Reina Sofía e, depois, em Basileia, onde concluiu, em 2016, o Mestrado em Performance, enquanto bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi premiado em inúmeros concursos, nacionais e internacionais, tais como o Concurso Internacional de San Sebastián, o Concurso de Santa Cecília do Porto, ou o Prémio AGEAS, e tocou como solista ou camarista nas mais prestigiadas salas portuguesas. O artista é de momento pianista e cantor coralista freelancer, acompanhando regularmente inúmeros recitais, projetos corais-sinfónicos, projetos de câmara ou provas de concurso internacionais, como o concurso Guilhermina Suggia, do Porto. É pianista habitual do festival “Gravíssimo!”, em Alcobaça, desde 2017, e é, ainda, membro suplente da formação base do Coro Casa da Música, com quem atua frequentemente.

O evento, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Paredes, tem um custo de 5€ e os bilhetes já se encontram à venda na Casa da Cultura.

Para mais informações: 255 780 446 / cultura@cm-paredes.pt

suporte digital_echoduo