Alexandre Almeida é o novo presidente do Parque das Serras do Porto que terá investimentos em projetos de valorização turística e floresta

28 Novembro 2022

Realizou-se esta manhã a reunião ordinária da Assembleia-Geral da Associação de Municípios Parque das Serras do Porto, constituída pelos municípios de Gondomar, Paredes e Valongo. Na sessão, que teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Paredes, o autarca Alexandre Almeida, tomou posse como novo Presidente do Conselho Executivo, sucedendo a Marco Martins, Presidente da Câmara de Gondomar.

Na cerimónia que contou com a presença dos autarcas de Gondomar e Valongo, Alexandre Almeida, avançou com duas ações a serem implementadas em 2023, nomeadamente, a "Rede de Estrutura e Valorização Turística do Parque das Serras do Porto, ou seja, um protocolo celebrado com o Parque das Serras do Porto e os três Municípios que depois vai ser alargado a outros operadores turísticos e atores sociais com o objetivo de valorizar, de forma organizada e sustentável, o Parque ao nível do alojamento, da restauração, e da animação turística”.

O autarca de Paredes referiu ainda a aprovação de uma candidatura, no âmbito do "Life'', um programa de apoios comunitários ao nível europeu que irá permitir que "o Parque das Serras do Porto, em conjunto com os Municípios, faça um investimento de 3,6 milhões de euros desde este ano até 2027. Este programa vai permitir intervir em 423 hectares de floresta, onde vão ser controladas as espécies invasoras e plantadas cerca de 170 mil árvores e arbustos autóctones, vai ser instalado um apiário pedagógico, vão ser aplicadas técnicas de bioengenharia para colocar a retenção de água não só no solo e requalificar as margens do rio ferreira e rio sousa, vamos ter um apoio para contratar uma equipa operacional para trabalho de silvicultura e proteção contra o risco de incêndio, uma equipa de sapadores , e o mais importante de tudo este programa prevê uma série de iniciativas para envolver as populações destes três municípios no Parque das Serras do Porto”.

O Parque das Serras do Porto inclui um território com cerca de 6.000 hectares e trata-se de uma área classificada como Paisagem Protegida Regional que atravessa os três municípios.

Recorde-se, ainda, que a presidência da Associação de Municípios Parque das Serras do Porto é rotativa de acordo com os estatutos e o mandato decorre pelo período de um ano. O Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, já presidiu à associação de 23 de dezembro de 2019 a 27 de novembro de 2020.