Roteiro de indústria, artes, tradições da madeira e natureza promovem Paredes na BTL

27 Fevereiro 2023

O Município de Paredes marca presença na 33.ª Edição da BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa, que vai decorrer de 1 a 5 de março, na FIL - Feira Internacional de Lisboa, com um espaço que será uma boutique do mobiliário, onde vão ser colocadas algumas peças representativas da "indústria dos móveis", associando a ativação de um roteiro vocacionado para o "Turismo Industrial".

O produto turístico do "Turismo Industrial" é um projeto que está a ser desenvolvido com diversos parceiros e visa dar a conhecer a principal indústria do concelho - o mobiliário, promovendo a tradição associada às artes de transformar a madeira e destacando também a sua modernidade e capacidade tecnológica.

Para além da aposta no "Turismo Industrial", a Câmara de Paredes promove ainda as potencialidades do Turismo de Natureza, através do Parque das Serras do Porto, com a Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa, “a porta de entrada para o Parque”.

Paredes vai realizar, ainda, durante os cincos dias da BTL, várias sessões de divulgação e promoção turística e gastronómica do concelho, no seu stand localizado, no espaço da Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal, no Pavilhão 1 C03.

No dia 1 de março, pelas 15h00, destaca-se a apresentação do vestido com palhinha realizado no âmbito das parcerias criativas do FAMP – Festival de Artes em Madeira de Paredes. O vestido, uma criação conjunta da figurinista Cláudia Ribeiro e de dois artesãos de Paredes, percorrerá os corredores do pavilhão e estará, posteriormente, em exposição permanente no stand do município. Este momento contará com a participação dos artesãos Maria Clara e Ilídio Brito que vão abordar a técnica da palhinha, bem como as novas abordagens para esta arte. Neste dia, será promovida uma degustação conjunta dos Municípios da AMP – Área Metropolitana do Porto, onde Paredes participa com o "Pão de Ló ao Forno" e doces da "Mansinha".

No dia 2 de março, o stand de Paredes promete surpreender os visitantes com a criatividade da jovem artesã, Cláudia Marujo, que utiliza as técnicas e ferramentas da arte da talha para produzir brincos e colares, objetos contemporâneos, em madeira. O terceiro dia é dedicado à promoção do Parque das Serras do Porto onde serão distribuídas informações sobre os trilhos, Centro de Interpretação de Aguiar de Sousa, Minas de Ouro de Castromil e Banjas.