Novas Instalações para o Centro Sócio-Educativo e Profissional de Parteira

Centro_Parteira4
Centro_Parteira5
07 Julho 2017

Aproveitando as comemorações do 24.º aniversário do Centro Sócio-Educativo e Profissional de Parteira, a Câmara Municipal de Paredes inaugurou, esta quinta-feira, 6 de julho, as novas instalações do centro.

Fruto dos protocolos de cedência dos edifícios escolares - que ficaram devolutos na sequência da abertura dos Centros Escolares de Lordelo 1 e Lordelo 2, o Centro Sócio-Educativo e Profissional de Parteira recebeu a antiga Escola EB1 de Vila.

As cerimónias comemorativas iniciaram-se com a celebração de uma Eucaristia no próprio centro, seguindo-se os discursos protocolares e um lanche convívio entre todos os utentes do Centro e convidados.

“Hoje estamos em festa, a nossa instituição comemora mais um ano de sucesso. Felicito, pois a Câmara Municipal de Paredes pela cedência das instalações. Gostaria também de agradecer a apoio da junta de freguesia e de todas as instituições e empresas e pessoas que ao longo destes 24 anos têm ajudado o Centro” refere Francisco Pacheco, Presidente do Centro Sócio-Educativo e Profissional de Parteira.

Por seu lado, Nuno Serra, presidente da Junta de Freguesia de Lordelo, agradeceu o convite e deu os “Parabéns à Câmara Municipal de Paredes pela cedência das instalações, que permite ao Centro alargar o seu espaço para acolher novos projetos e novas valências, a Junta de Freguesia, esteve, está e sempre estará disponível para ajudar o Centro Sócio-Educativo”.

“Com a implementação da Carta educativa, entendemos que esta seria a oportunidade não só para a melhoria da Educação, mas que poderia igualmente revolucionar o movimento associativo. As escolas que cedemos têm servido para impulsionar o movimento associativo social, cultural e desportivo do concelho de Paredes” salienta Celso Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Paredes.

Fundado em 1993, o Centro surge com a missão de intervir na comunidade, em especial ao apoio às crianças, desenvolvendo ações no campo preventivo e atividades lúdico-pedagógicas como forma de ocupação dos seus tempos livres.
Ao longo dos anos, a instituição foi-se adaptando às necessidades da comunidade local evoluindo naturalmente para o apoio à terceira idade.

“Aproveito para lançar também um desafio ao Centro, as obras de alargamento e requalificação que fizerem este edifício, acrescentando valor patrimonial, a câmara Municipal doa automaticamente a Escola à Instituição”, terminou Celso Ferreira.